cep@centropsicanalise.com.brCEP - Centro de Estudos Psicanalíticos
(11) 3864-2330
Fazer Login
Área do Aluno
  • Curso de Formação em Psicanálise
  • Responsabilidade Social
  • Sobre o CEP
  • ApresentaçãoDocentesCatálogos40 AnosLocalização
  • Serviços
  • Área do AlunoFormação em PsicanáliseRede de AtendimentoPublicações
  • Atendimento

Assine nossa Newsletter

Inscrições e Informações

(11) 3864-2330

(11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249

Financeiro: (11) 3864-6004

cep@centropsicanalise.com.br

CEP

Centro de Estudos Psicanalíticos

R. Alm. Pereira Guimarães, 378
Pacaembu São Paulo - SP - 01250-000

CNPJ 05.022.993/0001-16

CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por SD Tecnologia
Loucura, psicoses e o sujeito lacaniano: entre a psiquiatria e a psicanálise
Palestra - Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise e Psicoses

Loucura, psicoses e o sujeito lacaniano: entre a psiquiatria e a psicanálise

Palestrante
Enzo Cléto Pizzimenti
25/05/2026

O objetivo dessa atividade é contribuir com a produção de uma escuta psicanalítica sensível ao acontecimento social. Para tanto, convidamos profissionais experientes para apresentar e discutir publicamente sobre temas atuais relacionados à Clínica das Psicoses.
   
PROGRAMA
Trazemos como proposta a elaboração e discussão dos os efeitos do ato de Lacan de não recuar diante das psicoses sobre o tratamento dado a essas e à loucura, tanto no consultório, quanto nas instituições; no peso atribuído ao Eu e à identificação na formação psicanalítica; e, por fim, de maneira mais abrangente, sobre a posição franqueada para a Psicanálise nos debates ligados ao lugar da loucura e dos psicanalistas na Cultura, especialmente no diálogo com o campo da Saúde Mental, sobretudo nas proposições de Franco Basaglia. Para esse fim, realizamos um retorno à obra lacaniana, marcadamente aos escritos publicados entre 1932 e 1965, a fim de elaborar uma possível relação entre os impasses que encontrou na Psicanálise quanto ao tratamento das psicoses e o trabalho realizado no sentido de estabelecer bases rigorosas para que a Psicanálise pudesse articular a questão do sujeito, a partir do campo da linguagem. Sustentamos que Lacan, ao acompanhar Freud em seu vaivém entre recusa e reconhecimento, do fracasso da função sintética do Eu à Ichspaltung, vislumbrou se delinear o intervalo desde o qual, o eu, como sujeito, pôde advir. Assim, se Viganò propôs um Lacan intérprete do desejo de Basaglia, no gesto de reposicionamento da loucura como limite da liberdade humana, propomos que, diante da crise oriunda da Spaltung de Freud, isto é, dos limites relativos ao Eu em sua teoria e na clínica, Lacan ousou sustentar a questão, investindo na divisão do sujeito pela qual se estrutura a subjetividade.

HORÁRIO
segunda-feira | 20h às 22h

A Palestra é uma atividade gratuita, dirigida ao público em geral.
Informações e inscrições*
11 3864 2330 | 11 3865 0017 | WhatsApp 11 97666 1249
cep@centropsicanalise.com.br *inscrições antecipadas

Palestrante

Enzo Cléto Pizzimenti

psicanalista e acompanhante terapêutico. Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Membro do Laço Analítico/ Escola de Psicanálise - LAEP/NSP. Trabalhou como terapeuta e coordenador das Oficinas de Trabalho no Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa em Saúde Mental e Psicossocial A Casa, onde realizou seu aprimoramento na Clínica das Psicoses e Acompanhamento Terapêutico. Coordena grupos de estudos que têm como proposta discutir e elaborar o lugar da psicanálise e do psicanalista nas mais variadas inserções clínicas, sejam elas institucionais, de formação, de pesquisa ou voltadas ao tratamento realizado em consultório. Autor do livro "Psicanálise e Saúde Mental: tática, estratégia e política na direção do tratamento", ed. Benjamin Editorial e da coletânea "A formação do psicanalista e os princípios de seu poder", ed. Discurso.

Fale Conosco

CEP Novidades

Email

CEP Novidades

Calendário de Atividades

CEP Novidades

Livreto 2026

CEP Novidades