CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologia
O objetivo dessa atividade é contribuir com a produção de uma escuta psicanalítica sensível ao acontecimento social. Para tanto, convidamos profissionais experientes para apresentar e discutir publicamente sobre temas atuais relacionados à Clínica das Psicoses.
PROGRAMA
Nesta oportunidade vamos conversar sobre a compreensão da difusão de identidade como uma falha na narrativa do eu. Entre a coesão instável das organizações borderline e a fragmentação psicótica, procuraremos estruturar um pensamento com lógica dimensional sobre as possíveis montagens identitárias que estruturam a continuidade psíquica. Articulando modelos psicodinâmicos contemporâneos da personalidade com estudos sobre narrativa identitária e com a hipótese da empatia desconfiada desenvolvida em “O Sorriso da Mantícora” (Vieira, 2025), buscaremos expor o eu como montagem simbólica e a clínica como lugar de reinscrição narrativa.
Articulações com a literatura serão um dos alvos dessa aula tendo em vista a hipótese de uma reconstrução do sentimento de realidade (Wirklichkeitsgefühl). Seria possível entender que o enredo ficcional é metáfora para um laboratório da subjetividade? Qual é o papel da clínica quando estamos diante da necessidade de construção de ensaios sobre uma coerência e continuidade? O analista é uma testemunha? Ele é um coautor?
HORÁRIO
segunda-feira | 20h às 22h
A Palestra é uma atividade gratuita, dirigida ao público em geral.
Informações e inscrições*
11 3864 2330 | 11 3865 0017 | WhatsApp 11 97666 1249
cep@centropsicanalise.com.br
*inscrições antecipadas