cep@centropsicanalise.com.brCEP - Centro de Estudos Psicanalíticos
(11) 3864-2330
Fazer Login
Área do Aluno
  • Curso de Formação em Psicanálise
  • Responsabilidade Social
  • Sobre o CEP
  • ApresentaçãoDocentesCatálogos40 AnosLocalização
  • Serviços
  • Área do AlunoFormação em PsicanáliseRede de AtendimentoPublicações
  • Atendimento

Assine nossa Newsletter

Inscrições e Informações

(11) 3864-2330

(11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249

Financeiro: (11) 3864-6004

cep@centropsicanalise.com.br

CEP

Centro de Estudos Psicanalíticos

R. Alm. Pereira Guimarães, 378
Pacaembu São Paulo - SP - 01250-000

CNPJ 05.022.993/0001-16

CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por SD Tecnologia
O Complexo de Édipo em nossos dias
Tradução
simultânea
Reunião Temática

O Complexo de Édipo em nossos dias

Docente
Elisabeth Roudinesco
07/02/2026

ATIVIDADE ONLINE

PROGRAMA
Élisabeth Roudinesco argumenta que, embora o complexo de Édipo tenha sido uma construção teórica fundamental na época de Freud para entender a estrutura familiar patriarcal, hoje ele enfrenta uma crise devido às transformações sociais e familiares contemporâneas.

Pontos-chave do pensamento de Roudinesco sobre o Édipo na atualidade: Crítica ao modelo tradicional: Roudinesco expressa ressalvas ao "fanatismo" de Freud pelo complexo de Édipo em sua forma original e o vê como um modelo de leitura datado da família tradicional.

A "família em desordem": Em seu livro "A família em desordem", ela analisa como as mudanças na estrutura familiar — como o declínio da função patriarcal do pai e o aumento da importância da mãe e da mulher — afetam a dinâmica edipiana. Universalidade versus singularidade: Ela reconhece o Édipo como um conceito universal e singular na constituição do sujeito, mas destaca que sua manifestação e o modo como é vivenciado mudaram drasticamente no contexto das novas configurações familiares (famílias monoparentais, homoparentais, recasamentos, etc.).

Reivindicação da família por novos grupos: Roudinesco observa um paradoxo interessante na sociedade atual: a família, que era a fortaleza da heterossexualidade reprodutiva, é agora reivindicada como uma conquista por casais homossexuais, que exigem o direito à adoção. Isso demonstra uma "retroversão" e um vigor do modelo familiar, mesmo que seus antigos fundamentos sejam questionados.

Permanência da lei e da interdição do incesto: Apesar das mudanças na forma da família, Roudinesco sustenta que a função da lei e a interdição do incesto — elementos centrais articulados pelo Édipo — permanecem como estruturantes da psique, sendo necessárias para a gênese da família e a inscrição psíquica do sujeito.

Novas psicopatologias: A dissolução de certas referências pode levar a novas formas de sofrimento psíquico, como as doenças psicossomáticas, que, segundo ela, resultam da falta de recalque e da ausência de inscrição da lei na psique.  Em resumo, para Roudinesco, o complexo de Édipo, como descrito por Freud, não se aplica rigidamente às realidades familiares de hoje. Contudo, as questões subjacentes que ele aborda — a lei, o incesto, as relações objetais e a estruturação do sujeito — continuam sendo cruciais, exigindo uma reavaliação psicanalítica à luz das transformações sociais contemporâneas.

DIRIGIDO
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde

HORÁRIO
sábado | 10h às 12h

PREÇO
até o dia 26/01/26 | R$ 235,00
após o dia 26/01/26 | R$ 265,00

Docente

Elisabeth Roudinesco

doutora em Letras e historiadora (HDR – Habilitation à Diriger des Recherches, 1991), foi responsável por um seminário de História da Psicanálise na École Normale Supérieure (ENS) e membro da École Freudienne de Paris (1969–1981), onde recebeu formação psicanalítica. Publicou dezenas de artigos e livros, traduzidos em cerca de vinte línguas. Entre suas obras destacam-se: “História da Psicanálise na França”, ed. Jorge Zahar, “Jacques Lacan: Esboço de uma vida, história de um sistema de pensamento”, ed. Companhia das Letras, Coleção Companhia de Bolso, “Dicionário de psicanálise” (ed. Fayard, em colaboração com Michel Plon), “De que amanhã...”, ed. Fayard/Galilée, “Sigmund Freud na sua época e em nosso tempo”, ed. Seuil, “Dicionário amoroso da psicanálise”, ed. Plon/Seuil e “O eu-soberano: Ensaio sobre as derivas identitárias”, ed. Zahar. Foi presidente da Société Internationale d’Histoire de la Psychiatrie et de la Psychanalyse (SIHPP), colunista de “Le Monde des livres”, membro honorário da Association Espace Analytique, vice-presidente e codiretora fundadora, com Olivier Bétourné, do Institut Histoire et Lumières, além de presidente do Prêmio da Contre-Allée.

Fale Conosco

CEP Novidades

Email

CEP Novidades

Calendário de Atividades

CEP Novidades

Livreto 2026

CEP Novidades