cep@centropsicanalise.com.brCEP - Centro de Estudos Psicanalíticos
(11) 3864-2330
Fazer Login
Área do Aluno
  • Curso de Formação em Psicanálise
  • Responsabilidade Social
  • Sobre o CEP
  • ApresentaçãoDocentesCatálogos40 AnosLocalização
  • Serviços
  • Área do AlunoFormação em PsicanáliseRede de AtendimentoPublicações
  • Atendimento

Assine nossa Newsletter

Inscrições e Informações

(11) 3864-2330

(11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249

Financeiro: (11) 3864-6004

cep@centropsicanalise.com.br

CEP

Centro de Estudos Psicanalíticos

R. Alm. Pereira Guimarães, 378
Pacaembu São Paulo - SP - 01250-000

CNPJ 05.022.993/0001-16

CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por SD Tecnologia
O Inconsciente é a política
Tradução
simultânea
Reunião Temática

O Inconsciente é a política

Docente
Gérard Haddad
18/04/2026

PROGRAMA
Trata-se do assunto do novo livro de Gérard Haddad ainda inédito, a ser publicado em breve na França. Os pontos-chave da sua abordagem incluem: Influência da Estrutura Social: Haddad argumenta que a organização social, as leis e as normas culturais (o campo do simbólico) moldam o sujeito e seu inconsciente. A política, nesse sentido, não é apenas a gestão do Estado, mas o conjunto de regras que determinam o que é possível desejar ou não.
O Desejo e o Social: Para Haddad, o desejo, que é o motor do inconsciente, está intrinsecamente ligado ao campo social e político. A forma como a sociedade organiza as relações de poder e as proibições afeta diretamente a manifestação do desejo e a formação dos sintomas.
Crítica à Autonomia do Sujeito: A interpretação de Haddad desafia a noção de um inconsciente puramente individual e autônomo, mostrando como as forças políticas e sociais penetram a subjetividade mais íntima.
A Prática Clínica e a Política: Haddad sugere que a prática psicanalítica não pode ignorar o contexto político e social em que o paciente está inserido, pois esses elementos são cruciais para entender seu sofrimento e suas formações inconscientes.  Em suma, Haddad vê a frase de Lacan como uma indicação de que o inconsciente não é um domínio privado, mas sim um espaço onde as dinâmicas e estruturas do poder político e social se inscrevem e operam.

DIRIGIDO
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde

HORÁRIO
sábado | 10h às 12h

PREÇO
até o dia 06/04/26 | R$ 235,00
após o dia 06/04/26 | R$ 265,00

Docente

Gérard Haddad

de origem sefardita, nascido em 21 de junho de 1940 na Tunisia, é psiquiatra, psicanalista e ensaísta na França. Conheceu Jacques Lacan em 1969 e iniciou com ele uma psicanálise de doze anos que relatou em seu livro "O dia em que Lacan me adotou", um dos raros relatos autobiográficos de análise com Lacan. Foi durante este período que Haddad começou a estudar medicina e psiquiatria com o objetivo de se tornar psicanalista. Autor de inúmeros e importantes livros, está à frente do Institut Gérard Haddad (IGH), voltado ao estudo, difusão e prolongamento de seus trabalhos. Psiquiatra, psicanalista e escritor, propõe uma reforma dos conceitos canônicos da psicanálise, com ênfase na interação entre Complexo de Caim e Complexo de Édipo, uma abordagem que se inscreve na fidelidade à psicanálise segundo o ensinamento de Freud e Lacan. Em 2003, recebeu o prêmio Oedipus le Salon. É crítico do transumanismo.

Fale Conosco

CEP Novidades

Email

CEP Novidades

Calendário de Atividades

CEP Novidades

Livreto 2026

CEP Novidades