CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologiaprograma
As mais diversas práticas sexuais, que outrora foram descritas como desvios ou anormalidades, estão reclamando um lugar de aceitação no universo erótico contemporâneo, fora do âmbito da patologia. Algumas delas, bastante difundidas atualmente, formam parte de uma cultura sadomasoquista. Esta inclui lugares públicos de reunião, rituais, técnicas, artes e artefatos, linguagens específicas, regras, "playparties", literatura e uma extensa comunicação entre pessoas e grupos.
Vários autores das ciências sociais coincidem em pensar o sadomasoquismo como um fenômeno sexual, -mas também social e histórico-, culturalmente possibilitado. Em alguns momentos de seu trabalho, o psicanalista Jacques Lacan afirma que considera a perversão também como uma criação cultural.
Como pensar neste momento o sadomasoquismo desde a perspectiva lacaniana? Como um desvio, como uma patologia perversa, como uma criação cultural, como uma estrutura psíquica e psicopatológica, como uma tendência à "perversão generalizada" favorecida pelo mundo atual?
Realizaremos um percurso organizado dessas ideias com o objeto de esclarecer a situação, sem pretender oferecer a palavra final neste tema de tanta atualidade e permanente transformação.
dirigido a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
dia sexta feira 10/10
horário 19h às 21h
preço até o dia 29/09/14: R$ 120,00
após o dia 29/09/14: R$ 130,00