cep@centropsicanalise.com.brCEP - Centro de Estudos Psicanalíticos
(11) 3864-2330
Fazer Login
Área do Aluno
  • Curso de Formação em Psicanálise
  • Responsabilidade Social
  • Sobre o CEP
  • ApresentaçãoDocentesCatálogos40 AnosLocalização
  • Serviços
  • Área do AlunoFormação em PsicanáliseRede de AtendimentoPublicações
  • Atendimento

Assine nossa Newsletter

Inscrições e Informações

(11) 3864-2330

(11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249

Financeiro: (11) 3864-6004

cep@centropsicanalise.com.br

CEP

Centro de Estudos Psicanalíticos

R. Alm. Pereira Guimarães, 378
Pacaembu São Paulo - SP - 01250-000

CNPJ 05.022.993/0001-16

CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por SD Tecnologia
Revisitando “Adolescência Normal”; 50 anos depois
Tradução
simultânea
Reflexões: Teórico-Clínicas

Revisitando “Adolescência Normal”; 50 anos depois

Docente
Joseph Knobel Freud
06/12/2025

ATIVIDADE ADIADA - SEM DATA PREVISTA

ATIVIDADE ADIADA - SEM DATA PREVISTA

PROGRAMA 
Vamos trabalhar o conhecido livro:
“
Adolescência Normal: Um Enfoque Psicanalítico”,  ed. Artmed, Arminda Aberastury e Mauricio Knobel.
O que vem acontecendo nestes 50 anos?
O esquema conceitual mudou.
Não falamos mais de síndromes, naquela época havia uma certa tendência à rotulagem. 
A questão dos lutos ainda é válida: Mas podemos falar em luto da perversão polimorfa da infância a pesar da oferta hipersexualizada que a sociedade oferece para o púberes e adolescente?

Não podemos ignorar o impacto da era atual: vivemos na era do imediatismo, em que a informação, as modas e a própria tecnologia perdem relevância a uma velocidade vertiginosa. Impulsionados por este ritmo frenético procuramos soluções mágicas e rápidas para todo  tipo de problemas, e esperar, parar, são considerados uma perda de tempo (tempo a que nos referimos em termos económicos e procuramos poupar, não perder, ganhar tempo) . O sucesso e o gozo exigidos devem ser imediatos. Numa sociedade regida pelo tempo hiperativo, pelo zapping como forma de vínculo, pela exigência instantânea de satisfação, não é de estranhar que crianças e adolescentes expressem o novo regime de tempo com a sua hiperatividade e desatenção. Na sociedade do imediatismo e das relações líquidas, os adolescentes encontram-se perdidos, assustados ou criando defesas patológicas que impactam o seu dia a dia. 
Se pensarmos na reedição do Édipo na Adolescência, encontramos uma nova dificuldade que impacta os adolescentes de hoje:
Poderíamos dizer que passamos do Complexo de Édipo ao Complexo de Telêmaco:

Do pai que o adolescente deve enfrentar (e lamentar a sua perda) ao pai ausente.

Estamos na era do declínio da autoridade paterna:

Esta crise de autoridade é um fenómeno crucial da cultura contemporânea, tanto no seu sentido simbólico (o pai como encarnação da lei, princípio de autoridade que regia a cultura, a economia, a educação) como na configuração das relações familiares. Talvez como reação ao autoritarismo extremo, talvez pela culpa que sentem por não poderem estar com os filhos, muitos pais não se atrevem a estabelecer limites e assumem um papel amigável e cúmplice.

DIRIGIDO
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde

HORÁRIO
sábado| 10h às 12h

PREÇO
até o dia 24/11/25 | R$
210,00

após o dia 24/11/25 | R$ 240,00

Docente

Joseph Knobel Freud

psicólogo clínico, psicoterapeuta e psicoanalista. Desde 1982 trabalha como psicoterapeuta dos Serviços Sociais na Prefeitura de Barcelona. E, até os dias de hoje, exerce no setor público e privado a prática como psicoterapeuta. Atualmente é supervisor de vários centros de atenção precoce e de centros de Saúde Mental Infantojuvenil. É membro fundador e docente da Escuela de Clínica Psicoanalítica de Barcelona: onde é coordenador e docente das aulas sobre Clínica e Psicodiagnóstico com Crianças e Adolescentes, é também supervisor dos alunos iniciantes em suas práticas clínicas. Membro da Sepypna e da AEN. Membro da Junta Diretiva da FEAP e delegado da FEAP em EAP. Vice-Presidente do Setor de Crianças e Adolescentes da FEAP. Membro da EAP (European Association of Psychotherapy), membro do TAC (Training Accreditation Committee) e membro da junta do ECPP (European Confederation of Psychoanalitical Psychotherapy). Livros publicados: "Clínica Psicoanalítica con Niños", ed. Síntesis (em colaboração com outros autores), "Nuevas Aportaciones a la Clínica Psicoanalítica con Niños", ed. Síntesis (com outros autores), "El Reto de Ser Padres", Ediciones B, "Mi Hijo es Un Adolescente", Ediciones B e "Ideas Para Padres en Apuros", ed. Gedisa.

Fale Conosco

CEP Novidades

Email

CEP Novidades

Calendário de Atividades

CEP Novidades

Livreto 2026

CEP Novidades