CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaGrace Lagnado
Psicóloga e psicanalista, mestre em psicologia clínica pela Université Catholique de Louvain-Neuve (Bélgica), com especialização em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. É professora e supervisora clínica do curso de Formação em Psicanálise de Crianças do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP).
Julieta Jerusalinsky
psicanalista e psicóloga (UFRGS), cursou a especialização em "Estimulacion Temprana" (FEPI-Buenos Aires) e a pós graduação en "Psicoanalisis con niños" (Universidad de Buenos Aires), é mestre e doutora em psicologia clínica (PUC-SP), Integrante da Clínica Prof. Dr. Mauro Spinelli/SP, professora nos cursos de especialização em "Teoria Psicanalítica" (PUC/SP) e "Estimulação Precoce: clínica transdisciplinar de bebês" do Instituto Travessias da Infância - Centro de Estudos Lydia Coriat-SP do qual é membro fundador assim como da REDE-BEBÊ. Autora e organizadora dos Livros: "Quando Algo não vai bem com o bebê: Detecção e intervenções estruturantes em Estimulação Precoce", ed. Blucher, "Intoxicações Eletrônicas: o sujeito na era das relações virtuais", "Travessias e travessuras no acompanhamento terapêutico", "A criação da criança: brincar, gozo e fala entre a mãe e o bebê", "Enquanto o futuro não vêm: a psicanálise na clínica de bebês", todos pela ed. Agalma Psicanálise.
Monica Seincman
psicanalista, linguista, pós-graduada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, pós-graduada em Finanças pela FGV-SP, docente no Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
programa
Interrogar o nascimento psíquico é abordar questões relativas às marcas
indeléveis (sensações proprioceptivas, percepções, imagens) das primeiras
experiências de vida, aquém de qualquer simbolização no plano da linguagem.
O aparelho psíquico, organismo vulnerável aos estímulos internos e externos,
esforça-se para superar esse esta do de total desamparo inicial.
Desde as premissas de Freud no "Projeto para uma Psicologia
Científica" (1895),a noção do funcionamento do aparelho psíquico
tem sido um estudo de pesquisas constantes e de interesse da
Neurociência, Neurobiologia, Neurolinguística, Psicologia Cognitiva,entre
outros.
O curso aborda os processos de subjetivação que percorrem um longo caminho por
onde alguns enlaces e desenlaces acontecem, além dos aspectos ditos orgânicos,
biológicos, genéticos e neurológicos.
Pois, se "cada um de nós, ao nascer, é a linguagem do desejo dos
pais" (Françoise Dolto),a conquista do infans para alcançar seu estatuto
de sujeito não ocorre fora do laço social.
A compreensão da construção do psiquismo tem também por objetivo desenvolver
reflexões acerca da singularidade e especificidade da clínica psicanalítica com
bebês e com crianças, assim como algumas patologias graves da infância
• Primeira infância: Abordagem Teórica e Clínica Psicanalítica com Crianças
• Do Feto ao Bebê. Psiquismo Pré-Natal
• Os Primórdios do Psiquismo. Recalque Originário
• Teoria da Pulsão
• Estádio do Espelho (Do Autoertismo ao Narcisismo)
• Autismo Infantil
• "Você Escolheu Nascer" (Françoise Dolto)
• A Clínica Psicanalítica com Bebês
• Reflexões Acerca da Clínica Psicanalítica com Crianças
datas
segundas-feiras | 12, 19 e 26 de março, 02, 09, 16 e 23 de abril,
07 e 14 de maio
horário | 18h às 20h
carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas
da saúde
preço
três mensalidades de R$ 265,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 220,00