CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologiacoordenação Monica Seincman
programa
Numa passagem de 1930, Melanie Klein diz: “As fantasias sádicas dirigidas contra o interior do corpo materno constituem a relação primeira e básica com o mundo exterior e com a realidade”. Klein chamará de “realidade irreal” essa realidade psíquica da criança, que serve de suporte para todo o desenvolvimento posterior, em direção ao reconhecimento da realidade externa. O conceito de fantasia inconsciente é central para compreendermos essa “realidade irreal”. Klein nunca o definiu propriamente, mas o seu modo de abordar a ansiedade, a culpa e o complexo de Édipo infantil permite que nos aproximemos do uso que ela faz do conceito de fantasia inconsciente na clínica. Em 1952, Susan Isaacs compôs uma brilhante síntese sobre a noção de fantasia inconsciente em seu texto “A Natureza e a Função da Fantasia”. Neste seminário, as leituras dos textos “Estágios Iniciais do Conflito Edipiano” (1928), “A Importância da Formação de Símbolos no Desenvolvimento do Eu” (1930), “O Complexo de Édipo à Luz das Ansiedades Iniciais” (1945), “Sobre a Teoria da Ansiedade e da Culpa” (1948), “Sobre o Desenvolvimento do Funcionamento Mental” (1958), além do texto de Susan Isaacs, nos darão elementos para compreender o lugar da noção de fantasia inconsciente na teoria e na clínica kleiniana.
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
datas
segundas-feiras | 09, 16, 23 e 30 de março; 06, 13 e 27 abril e 04 e 11 de maio
preço
três mensalidades de R$ 320,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 275,00
Enrique Mandelbaum
psicanalista com formação de psicólogo (PUC) e doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Experiência em educação infantil, orientação escolar e na clínica psicanalítica com crianças, jovens e adultos. Ministra aulas no CEP desde 2005. Autor do livro "Franz Kafka: Um Judaísmo na Ponte do Impossível", ed. Perspectiva e artigos sobre a clínica psicanalítica e interações psico-culturais históricas.
Monica Seincman
psicanalista, linguista, pós-graduada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, pós-graduada em Finanças pela FGV-SP, docente no Curso de Formação em Psicanálise do CEP.