cep@centropsicanalise.com.brCEP - Centro de Estudos Psicanalíticos
(11) 3864-2330
Fazer Login
Área do Aluno
  • Curso de Formação em Psicanálise
  • Responsabilidade Social
  • Sobre o CEP
  • ApresentaçãoDocentesCatálogos40 AnosLocalização
  • Serviços
  • Área do AlunoFormação em PsicanáliseRede de AtendimentoPublicações
  • Atendimento

Assine nossa Newsletter

Inscrições e Informações

(11) 3864-2330

(11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249

Financeiro: (11) 3864-6004

cep@centropsicanalise.com.br

CEP

Centro de Estudos Psicanalíticos

R. Alm. Pereira Guimarães, 378
Pacaembu São Paulo - SP - 01250-000

CNPJ 05.022.993/0001-16

CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por SD Tecnologia
Perspectivas sobre o brincar na situação analisante com crianças
Seminário Teórico

Perspectivas sobre o brincar na situação analisante com crianças

Docente
Eduardo Fraga de Almeida Prado
18/03/2019

coordenação Eduardo Fraga de Almeida Prado e Gabriela Malzyner

O lúdico é uma importante forma de comunicação da criança a respeito de seu mal-estar na situação analisante. Neste sentido, escutar, compreender e, por vezes, traduzir esta linguagem é fundamental para aquele que exerce a prática clínica com crianças. Partindo-se do pressuposto que teoria e técnica são aspectos indissociados de uma práxis ética, o presente seminário tem por objetivos promover a leitura diacrônica e a reflexão crítica da teoria da técnica do brincar em Melanie Klein e Donald Winnicott, destacando possíveis ressonâncias e dissonâncias nas concepções dos autores.

programa

As aulas buscarão contemplar os tópicos discriminados no cronograma:
1.
 Apresentação do curso; relação lúdico e cultura; as bases do brincar em Freud
2. Melanie Klein: bases metapsicológicas para compreensão do brincar
3. Equação simbólica e simbolização
4. Natureza e função da fantasia inconsciente
5. O brincar na situação analisante
6. Donald Winnicott: bases metapsicológicas para a compreensão do brincar
7. Criatividade, espaço potencial e fenômenos transicionais
8. Da relação ao uso do objeto
9. O brincar na situação analisante

dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde

carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)

datas
segundas-feiras | 18 e 25 de março; 01, 08, 15, 22 e 29 de abril e 06 e 13 de maio

horário
 | 18h às 20h

preço
três mensalidades de R$ 420,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 370,00

Docente

Eduardo Fraga de Almeida Prado

graduado em Psicologia. Formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos e em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP-SP e em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP. Mestre e doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. É um dos coordenadores do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise Infância e Adolescência do CEP, onde também atua como docente no Curso de Formação. Docente/supervisor do curso de Formação em Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae. Docente do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fale Conosco

CEP Novidades

Email

CEP Novidades

Calendário de Atividades

CEP Novidades

Livreto 2025

CEP Novidades