cep@centropsicanalise.com.brCEP - Centro de Estudos Psicanalíticos
(11) 3864-2330
Fazer Login
Área do Aluno
  • Curso de Formação em Psicanálise
  • Responsabilidade Social
  • Sobre o CEP
  • ApresentaçãoDocentesCatálogos40 AnosLocalização
  • Serviços
  • Área do AlunoFormação em PsicanáliseRede de AtendimentoPublicações
  • Atendimento

Assine nossa Newsletter

Inscrições e Informações

(11) 3864-2330

(11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249

Financeiro: (11) 3864-6004

cep@centropsicanalise.com.br

CEP

Centro de Estudos Psicanalíticos

R. Alm. Pereira Guimarães, 378
Pacaembu São Paulo - SP - 01250-000

CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por SD Tecnologia
Perspectivas sobre o brincar na situação analisante com crianças
Seminário Teórico

Perspectivas sobre o brincar na situação analisante com crianças

DocenteEduardo Fraga de Almeida Prado
18/03/2019

coordenação Eduardo Fraga de Almeida Prado e Gabriela Malzyner

O lúdico é uma importante forma de comunicação da criança a respeito de seu mal-estar na situação analisante. Neste sentido, escutar, compreender e, por vezes, traduzir esta linguagem é fundamental para aquele que exerce a prática clínica com crianças. Partindo-se do pressuposto que teoria e técnica são aspectos indissociados de uma práxis ética, o presente seminário tem por objetivos promover a leitura diacrônica e a reflexão crítica da teoria da técnica do brincar em Melanie Klein e Donald Winnicott, destacando possíveis ressonâncias e dissonâncias nas concepções dos autores.

programa

As aulas buscarão contemplar os tópicos discriminados no cronograma:
1.
 Apresentação do curso; relação lúdico e cultura; as bases do brincar em Freud
2. Melanie Klein: bases metapsicológicas para compreensão do brincar
3. Equação simbólica e simbolização
4. Natureza e função da fantasia inconsciente
5. O brincar na situação analisante
6. Donald Winnicott: bases metapsicológicas para a compreensão do brincar
7. Criatividade, espaço potencial e fenômenos transicionais
8. Da relação ao uso do objeto
9. O brincar na situação analisante

dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde

carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)

datas
segundas-feiras | 18 e 25 de março; 01, 08, 15, 22 e 29 de abril e 06 e 13 de maio

horário
 | 18h às 20h

preço
três mensalidades de R$ 420,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 370,00

Eduardo Fraga de Almeida Prado

psicanalista. Graduado em Direito e Psicologia. Formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos e em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP-SP e em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP. Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Atualmente, é um dos coordenadores do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise Infância e Adolescência do CEP, onde também atua como docente no Curso de Formação em Psicanálise. Docente do Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor responsável pelo Curso de Especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica nesta mesma instituição.

Fale Conosco

CEP Novidades

Email

CEP Novidades

Calendário de Atividades

CEP Novidades

Livreto 2025

CEP Novidades