CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologiacoordenação Eduardo Fraga de Almeida
Prado e Gabriela Malzyner
No contexto da pandemia da COVID-19 o isolamento social foi considerado a
estratégia privilegiada para contenção do coronavírus. Neste cenário, a prática
psicanalítica com crianças, de caráter eminentemente presencial, passou por
modificações. A modalidade remota, por sua vez, nos convida a refletir sobre
questões fundamentais que envolvem o manejo clínico, tais como: a construção da
situação analisante, a dinâmica transferencial, o brincar, a interpretação e o
lugar dos pais. Partindo destas premissas, temos por objetivo apresentar e
refletir a respeito dos fundamentos teórico e técnicos da clínica psicanalítica
com crianças nos contextos das sessões presenciais e remotas.
programa
1. A virtualidade e os
primórdios da clínica psicanalítica
2. Construção do setting
analisante (presencial/remoto)
3. Brincar na clínica
com crianças (presencial)
4. Brincar na clínica com
crianças (remoto)
5. Transferência na
clínica com crianças (presencial) 6. Transferência
na clínica com crianças (remoto)
7. Lugar dos pais na
clínica com crianças (presencial)
8. Lugar dos pais na
clínica com crianças (remoto)
9. Diferentes quadros
clínicos e análise remota
datas
segundas-feiras | 22 e 29 de março; 05, 12, 19
e 26 de abril e 03, 10 e 17 de maio
horário | 18h às 20h
carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, profissionais das áreas da saúde, a
alunos, ex-alunos do Curso de Formação em Psicanálise e a profissionais
interessados no trabalho com bebês, crianças e adolescentes.
preço
três mensalidades de R$ 450,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 400,00
Claudia Vannozzi Brito
Psicóloga, psicanalista e professora. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, tendo como tema de pesquisa “Questões Técnicas nas Consultas com Pais na Psicanálise de Crianças e Adolescentes: uma visão winnicottiana”. Formação em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atendimento clínico de crianças, adolescentes e adultos em consultório particular desde 1991. Professora do curso de Expansão Cultural “Psicoterapia psicanalítica infanto-juvenil: o atendimento aos pais como instrumento terapêutico” do Instituto Sedes Sapientiae. Autora do livro “As Consultas com Pais na Psicoterapia de Crianças e Adolescentes: Abrindo Espaço Para o Desenvolvimento”, ed. Zagodoni.
Eduardo Fraga de Almeida Prado
psicanalista. Graduado em Direito e Psicologia. Formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos e em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP-SP e em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP. Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Atualmente, é um dos coordenadores do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise Infância e Adolescência do CEP, onde também atua como docente no Curso de Formação em Psicanálise. Docente do Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor responsável pelo Curso de Especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica nesta mesma instituição.
Marilia Velano
psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia pela Université Paris VII Denis Diderot, doutora em Psicologia pela IPUSP, membro e professora do Departamento de Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae. Autora do livro "Razão Onírica, Razão Lúdica: Perspectivas do Brincar em Freud, Klein e Winnicott", ed. Blucher.
Patricia Santos de Souza Delfini
Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Formação em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. É especialista em Saúde Mental Multiprofissional pela Secretaria Estadual de Saúde, mestrado e doutorado em Ciências e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atua como docente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie, no curso de Psicologia. É pesquisadora do Laboratório de Saúde Mental Coletiva (Lasamec) da FSP/USP, acompanhante terapêutica e psicóloga clínica. Tem experiência em docência, principalmente, nas áreas Social, da Saúde e Clínica.