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Desenvolvido por SD Tecnologiacoordenação Eduardo Fraga de Almeida Prado e Gabriela Malzyner
O curso se propõe a abordar o pensamento de Silvia Bleichmar e René Roussillon, fornecendo subsídios para a clínica da infância e da adolescência. A partir de uma contextualização dentro da história da psicanálise, partiremos da noção de intersubjetividade para abordar a constituição do sujeito e o papel do traumático, transitando pelos principais conceitos de cada autor. Explicitaremos as consequências para a prática analítica e a técnica, mostrando, através de exemplos clínicos, os diálogos possíveis entre os autores.
programa
1. Apresentação e biografia dos autores,
contexto histórico e a noção de intersubjetividade
2. Pré-história psicanalítica da obra de
Silvia Bleichmar e René Roussillon: conceitos de Freud, Lacan, Laplanche, Bion
e Winnicott
3. A constituição intersubjetiva do sujeito
em Bleichmar: traumatismo constitutivo, signos de percepção
4. A constituição intersubjetiva do Eu em
Roussillon: funções simbolizantes do objeto, trauma primário e clivagem
5. Particularidades da obra de Silvia
Bleichmar: heterogeneidade do inconsciente, narcisismo transvasante, recalque
originário e seus marcadores psíquicos
6. Particularidades da obra de René
Roussillon: teoria geral da prática psicanalítica e construção do dispositivo
na clínica das “situações extremas”
7. Prática clínica e técnica: neogênese
(Bleichmar)
8. Prática clínica e técnica: análise do Eu,
construção e jogo (Roussillon)
9. Diálogos entre os autores e fechamento
datas
segundas-feiras | 21 e 28 de
março; 04, 11, 18 e 25 de abril e 02, 09, 16 de maio
horário | 18h às 20h
carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, profissionais das áreas da saúde, a
alunos, ex-alunos do Curso de Formação em Psicanálise e a profissionais
interessados no trabalho com bebês, crianças e adolescentes.
preço
três mensalidades de R$ 475,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 425,00
Ana Tereza de Almeida Alonso
psicóloga e psicanalista. Membro do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Autora de capítulos de livros sobre Psicanálise e Transtornos Alimentares. Docente em cursos sobre Psicanálise e sobre a Clínica Psicanalítica dos Transtornos Alimentares. Participante do estudo COWAP-IPA Committee on Women and Psychoanalysis no grupo de estudo junto à SBPSP. Participante de grupos de estudos sistemáticos sobre Silvia Bleichmar e André Green. Membro da CEPPAN (Clínica Cybelle Weinberg de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia).
Eduardo Fraga de Almeida Prado
psicanalista. Graduado em Direito e Psicologia. Formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos e em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP-SP e em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP. Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Atualmente, é um dos coordenadores do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise Infância e Adolescência do CEP, onde também atua como docente no Curso de Formação em Psicanálise. Docente do Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor responsável pelo Curso de Especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica nesta mesma instituição.
Gabriela Malzyner
psicóloga e psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Membro Colaborador da CEPPAN (Clínica Cybelle Weinberg de Estudos e Pesquisa em Psicanálise da Anorexia e Bulimia). Consultora do Centro de Dificuldades Alimentares do PENSI Sabará Hospital Infantil. Membro da Academy of Eating Disorders, doutoranda em psicologia clínica pela PUC SP- com bolsa CNPQ. Coordenadora do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise, Infância e Adolescência do CEP.
Marina Fibe De Cicco
psicóloga e mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP. Membro do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Tem formação em clínica pais-bebês pela Universidade de Columbia (Nova York). Atua como supervisora clínica e docente em diversos institutos de psicanálise. Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF). Autora do livro "Muito corpo, poucas palavras: clínica dos casos-limite", ed. Sá.