cep@centropsicanalise.com.brCEP - Centro de Estudos Psicanalíticos
(11) 3864-2330
Fazer Login
Área do Aluno
  • Curso de Formação em Psicanálise
  • Responsabilidade Social
  • Sobre o CEP
  • ApresentaçãoDocentesCatálogos40 AnosLocalização
  • Serviços
  • Área do AlunoFormação em PsicanáliseRede de AtendimentoPublicações
  • Atendimento

Assine nossa Newsletter

Inscrições e Informações

(11) 3864-2330

(11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249

Financeiro: (11) 3864-6004

cep@centropsicanalise.com.br

CEP

Centro de Estudos Psicanalíticos

R. Alm. Pereira Guimarães, 378
Pacaembu São Paulo - SP - 01250-000

CNPJ 05.022.993/0001-16

CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por SD Tecnologia
O ambiente no processo de amadurecimento pessoal: reflexões teórico-clínicas com crianças e adolescentes
Seminário Teórico

O ambiente no processo de amadurecimento pessoal: reflexões teórico-clínicas com crianças e adolescentes

Docente
Eduardo Fraga de Almeida Prado
13/03/2023

coordenação Eduardo Fraga de Almeida Prado e Gabriela Malzyner

Donald W.Winnicott, pediatra e psicanalista inglês enfatizou as funções do ambiente enquanto agentes que auxiliam ou dificultam o desenvolvimento emocional do infans. Partindo desta premissa, buscou constantemente promover adaptações no setting terapêutico diante daquilo que compreendeu serem as necessidades de seus analisandos. O objetivo deste Seminário reside em apresentar e refletir criticamente a respeito das funções do ambiente e das diferentes modalidades de psicoterapia diante das manifestações do sofrimento que assola crianças e adolescentes em variados contextos.


programa
1.
 Pressupostos filosóficos e epistemológicos da teoria do amadurecimento pessoal
2. Funções do ambiente facilitador na promoção do desenvolvimento emocional
3. Configurações familiares e o desenvolvimento emocional
4. Escolarização e desenvolvimento emocional
5. Construção do setting terapêutico com crianças e adolescentes: o espaço potencial
6. Confiabilidade e setting terapêutico: da relação ao uso do objeto
7. Modalidades de transferência no processo terapêutico com crianças e adolescente
8. Diferentes modalidades de psicoterapia (parte 1)
9. Diferentes modalidades de psicoterapia (parte 2)


datas
segundas-feiras | 13, 20 e 27 de março; 03, 10, 17 e 24 de abril e 08 e 15 de maio

horário
 | 18h às 20h

carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)

dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, profissionais das áreas da saúde, a alunos, ex-alunos do Curso de Formação em Psicanálise e a profissionais interessados no trabalho com bebês, crianças e adolescentes.

preço
três mensalidades de R$ 475,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 425,00

Docente

Eduardo Fraga de Almeida Prado

graduado em Psicologia. Formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos e em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP-SP e em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP. Mestre e doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. É um dos coordenadores do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise Infância e Adolescência do CEP, onde também atua como docente no Curso de Formação. Docente/supervisor do curso de Formação em Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae. Docente do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fale Conosco

CEP Novidades

Email

CEP Novidades

Calendário de Atividades

CEP Novidades

Livreto 2025

CEP Novidades