CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaO seminário tem por objetivo
abordar a problemática dos traumatismos precoces em 6 encontros de 3 horas de
duração. A exposição do tema será dividida de acordo com os seguintes eixos
temáticos:
PROGRAMA
1. Ferenczi, A educação e o cuidado como marcos iniciais da relação entre a criança e o adulto: Nos primeiros cuidados e contextos pedagógicos Ferenczi situou momentos cruciais para a constituição do psiquismo e experiências traumatizantes. A possibilidade de adaptação do adulto ao universo afetivo infantil como base da estruturação psíquica saudável e a má hospitalidade como marco de descaminhos
2. A sedução silenciosa e o terrorismo do sofrimento: O nascimento psíquico e os extravios no processo de separação-individuação. A persistência da criança no adulto. Sigmund Freud, a sexualidade infantil e as represas psíquicas. Sándor Ferenczi e a tendência incestuosa. Efeitos da vivência traumática nos casos de sedução silenciosa e terrorismo do sofrimento. Os conceitos de introjeção e incorporação. Fé, incredulidade e convicção. A obediência cega. As famílias claustrofílicas.
3. Articulação entre Ferenczi e Fromm: A fuga da liberdade e o problema do desamparo – A falta de hospitalidade como origem da construção de subjetividades amedrontadas, tementes à vida, à alteridade, alienadas e em busca de submissão. Os sujeitos biófilos e necrófilos. A saúde como amor à vida.
4. Articulação com Michael Balint: Definições sobre ocnofílicos e filobatas em “Thrills and Regressions”, a angústia de separação. As relações simbióticas e o Complexo de Édipo: O conceito de parricídio, de reconciliação e reparação; A fantasia de relação exclusiva e o incesto. As ilusões edipianas. As saídas defensivas.
5. Articulação entre Ferenczi e Kohut: O trauma narcísico e seus efeitos na constituição do Self. As novas ideias de Kohut sobre o narcisismo e a estruturação do Self e do Selfobjeto. O narcisismo saudável e o patológico. Os transtornos narcísicos, algumas de suas manifestações (vergonha, ressentimento, fúria, fragmentação) e sua clínica.
6. Patologias da transicionalidade: A incapacidade de estar só em Donald Winnicott. Os objetos e fenômenos transicionais. As adicções e os extravios da função do objeto. O pensamento clínico: A dimensão do testemunho do analista. André Green e a figura do terceiro na Psicanálise. O legado ferencziano para a clínica psicanalítica. O processo de simbolização da história relacional traumática.
DIRIGIDO a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
CARGA HORÁRIA
18 horas (6 aulas de 3 horas cada)
DATAS 06, 20 e 27 de fevereiro e 05,
12 e 19 de março
terças-feiras| 19h às 22h
PREÇO
três mensalidades de R$ 485,00
alunos do CEP: três
mensalidades de R$ 435,00
Adriana Meyer Gradin
psicanalista, doutora em Psicologia Clínica, pela PUC-SP no Núcleo de Método Psicanalítico. Mestre em Psicologia Clínica, no mesmo Núcleo, na PUC-SP. Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF) e integrante do Laboratório de Estudos da Intersubjetividade e Psicanálise Contemporânea (LIPSIC). Docente do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Autora do livro "Corações Murchos. O Tédio e a Apatia na Clínica Psicanalítica", ed. Appris.
Gustavo Dean-Gomes
psicanalista e pesquisador. Doutorando pelo Programa de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (PSC-IPUSP), mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP) e do Instituto Nebulosa Marginal (Rio de Janeiro). Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisa Sándor Ferenczi. Autor de "Budapeste, Viena e Wiesbaden - O percurso do pensamento clínico-teórico de Sándor Ferenczi", ed. Blucher.