CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologiacoordenação Monica Seincman
O que é ser intérprete, como o analista interpreta, a partir do quê e de onde?
“A psicanálise não é uma interpretação”, dizia Freud, mas nela encontra um
instrumento básico.
Conforme o sentido em que é tomada a interpretação, há uma transformação na
tarefa do analista.
Na psicanálise de criança, encontramos um campo ampliado de trabalho, tornando
a interpretação uma ferramenta que merece uma atenção mais detida.
Este seminário tratará de delimitar campos possíveis de trabalho, abordando
algumas concepções a respeito da interpretação no âmbito da análise infantil.
A partir de cada autor, entraremos em contato com sua concepção de
interpretação, pesquisando sua conceituação e modo de intervenção apoiados em
casos clínicos por eles relatados.
• Freud: da interpretação dos sonhos ao
pequeno Hans.
• Anna Freud e a interpretação
dessexualizada.
• Melanie Klein e a interpretação do
sexual.
• Dolto e Mannoni e a interpretação na
criança e nos pais.
• Winnicott e o tempo de interpretar.
• Ferro e a suspensão da interpretação.
datas
segundas-feiras | 05, 12 19 e 26 de abril; 03, 10, 17, 24 e 31 de maio
horário | 19h às 21h
carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
Preço
três mensalidades de R$ 230,00
alunos do CEP | R$ 190,00
Belinda Mandelbaum
psicanalista com formação na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), doutora em Psicologia Social pelo IPUSP, livre-docente em Psicologia Social pelo IPUSP e coordenadora do Laboratório de Estudos da Família da USP. Autora dos livros Psicanálise da Família, Coleção Clínica Psicanalítica, e Trabalhos com Famílias em Psicologia Social, ambos da ed. Casa do Psicólogo, e de diversos artigos em revistas nacionais e estrangeiras.
Enrique Mandelbaum
membro filiado do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Com formação de psicólogo (PUC) e doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Experiência em educação infantil, orientação escolar e na clínica psicanalítica com crianças, jovens e adultos. Ministra aulas no CEP desde 2005. Autor dos livros "Frações de Entendimento Íntimo- exercícios críticos de autoanálise com a história e a literatura", Benjamin Editorial, 2023 e "Franz Kafka: Um Judaísmo na Ponte do Impossível", ed. Perspectiva, 2003.
Grace Lagnado
Psicóloga e psicanalista, mestre em psicologia clínica pela Université Catholique de Louvain-Neuve (Bélgica), com especialização em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. É professora e supervisora clínica do curso de Formação em Psicanálise de Crianças do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP).
Monica Seincman
psicanalista, linguista, pós-graduada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, pós-graduada em Finanças pela FGV-SP, docente no Curso de Formação em Psicanálise do CEP.