CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaJosé Waldemar Thiesen Turna
psicólogo, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, clínico, supervisor e professor. Autor do livro "Atendimento Psicológico às dependências químicas" ed. Zagodoni".
Sérgio de Gouvêa Franco
psicanalista, doutor pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, onde fez formação em Psicanálise, atual presidente da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF), professor do Curso de Formação em Psicanálise do CEP, onde tem conduzido Seminários sobre Christopher Bollas há vários anos. Foi reitor da Fecap entre 2006 e 2010. Autor do livro "Hermenêutica e Psicanálise na Obra de Paul Ricoeur", ed. Loyola e do livro "Mandrágoras, Clínica Psicanalítica: Freud e Winnicott", ed. Privamera Psi, em parceria com Manoel Berlinck e Karin Wondracek, organizador do livro "Sofrimento Psíquico em Tempos Sombrios", ed. Escuta , autor do capítulo "A Contratransferência em Christopher Bollas" no livro "Por que Bollas?", ed. Zagodoni, organizado por Elisa Ulhoa Cintra, entre outras publicações no país e exterior.
Sérgio Máscoli
filósofo pelo Claretiano - Centro Universitário, psicólogo pela Faculdade Paulistana, psicanalista pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Mestre em Psicologia pela Universidade São Marcos, sexólogo pela Faculdade de Medicina da USP. Autor do livro "Escutas do Divã, do presencial ao virtual" (lançamento previsto para outubro de 2024). Autor de algumas publicações acadêmicas. Membro do Grupo de Pesquisa em Filosofia Aplicada (GPFA) do Claretiano - Centro Universitário. Docente do Curso de Formação em Psicanálise no CEP. Analista e Supervisor em Clínica Online.
Virginia Torrecillas de Ulhoa
psicóloga, psicanalista com formação pelo CEP, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, especialista em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP e supervisora e membro da diretoria do NuPAS. Trabalha na área de Saúde Mental.
Walkyria Coutinho Spinelli
Membro Efetivo e Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise (SBPRJ). Diretora de Comunidade e Cultura da Federação Brasileira de Psicanálise - FEBRAPSI, onde também coordena a Comissão de Psicanálise, Racismo e Práticas Antirracismo. Editoria da seção Vórtice da Revista Calibán da Federação de Psicanálise da América Latina - FEPAL e Membro do Comitê de Assistência Psicanalítica em Crises e Emergências Mundiais (<em>Committee on Psychoanalytic Assistance in World Crises and Emergencies</em> - PACE - IPA).
coordenação José Waldemar Thiesen Turna e Walkyria Coutinho Spinelli
objetivo
É introduzir operadores para pensar a clínica grupal, levando em conta os campos da Psicanálise, da Psicologia Social e da Análise Institucional, entendendo que a grupalidade se define pela transversalidade que atravessa o campo institucional.
conteúdo programático
hora teórica
Revendo conceitos freudianos e kleinianos, estabelecer uma ponte entre as obras de Pichón e Bion. Na experiência de Bion observar como os objetos psicanalíticos se estendem ao domínio dos sentidos, da paixão e do mito em relação com a teoria psicanalítica, promovendo a realização nos grupos humanos.
grupo operativo
Realizar o processamento da hora teórica em grupo operativo com uma dupla de coordenação/observação.
data
quintas-feiras | 10, 17 e 24 de abril; 08, 15, 22 e 29 de maio; 05 e 26 de junho de 2014
horário | 15h30 às 17h30
carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes, profissionais das áreas da saúde e interessados no trabalho com grupos nas instituições
preço
três mensalidades de R$ 300,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 255,00