CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaCoordenação
Miriam Debieux Rosa e Raul Albino Pacheco Filho
programa
• Sujeito e laço social: A concepção da psicanálise
• O Marketing, a sociedade de consumo e as novas formas de subjetividade
contemporâneas
• Adolescência: Da cena familiar à cena social
• Violência, política e psicanálise • Ideais na adolescência: Falta e
perspectivas na virada do século
• Migrar, repetir, elaborar
• Paranóia e laço social • A noção de ideologia e a psicanálise • Psicanálise e
arte
• A economia capitalista e o mal-estar na família
• Imaginário de consumo, neofascismos e religiões totalizantes: novas e velhas
formas da alienação
• Sintoma e laço social na contemporaneidade
início
quarta-feira | 04 de setembro de 2002
duração
03 meses
Horário 4° feira, das 20h30 às 22h
preço
Mensalidade - R$ 130,00
Alberto Olavo Advíncula Reis
Psicanalista, graduado em Psicologia e mestre em Psicologia pela Université Paris VII/Denis Diderot e doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professor livre-docente da Universidade de São Paulo, coordenador do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Saúde Mental Coletiva (LASAMEC), coordenador do Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunitárias em Saúde Pública (NUPPSI), ex-presidente do Centro de Estudos de Desenvolvimento Humano (CDH). Ex-Diretor do Coral da USP. Autor do romance “Em Breve Tudo Será Mistério e Cinza”, ed. Cia das Letras.
Isleide Arruda Fontenelle
Formada em Psicologia, doutora em Sociologia pela USP, pós-doutoranda do Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Sociedade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP.
Jorge Broide
psicanalista, doutor em psicologia social, professor do curso de psicologia da PUCSP. Trabalha desde o ano de 1976 em áreas sociais críticas. Livros sobre o tema publicados no Brasil, Argentina e Portugal.
Mauro Mendes Dias
psicanalista. Diretor do Instituto Vox de pesquisa e formação em Psicanálise. Responsável pelo Seminário Enlacamentos e desenlacamentos do inconsciente. Realiza apresentação de pacientes no Hospital São João de Deus, em parceria. Artigos e livros publicados, sendo o último deles "Entre baratas e rinocerontes", ed. Iluminuras .
Miriam Debieux Rosa
Professora Titular do Departamento e do PPG de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP. Coordena o Laboratório Psicanálise, Sociedade e Politica (PSOPOL/IPUSP) e o Grupo Veredas: psicanálise e imigração (PSOPOL/IPUSP). É Presidente da Rede Interamericana de Psicanálise e Política (REDIPPOL) e pesquisadora da Rede Internacional Coletivo Amarrações: políticas com adolescentes. Tem sido bolsista produtividade do CNPq, atualmente com o projeto Violências e a política dos afetos: o adolescente e o imigrante. Membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP Psicanálise: Política e Cultura. Fez Pós- Doutorado pela Université Paris Diderot, PARIS 7, França., bolsista CNPq, Brasil (setembro 2015 a julho 2016), na temática de violência e imigração. Graduou-se em Psicologia na PUC-SP, onde foi professora a partir dos 24 anos e fez o Mestrado e o Doutorado. Foi Prof. Titular do Programa de Pós-Graduação da Psicologia Social onde coordenou o Núcleo Psicanálise e Política na PUC-SP, até 2017.
Paulo Endo
Psicanalista, professor doutor do Instituto de Psicologia e do Programa de Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Universidade de São Paulo. Coordenador do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória do Instituto de Estudos Avançados da USP.
Raul Albino Pacheco Filho
Psicólogo, psicanalista e doutor pelo Instituto de Psicologia da USP; coordenador do Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Sociedade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social e professor associado da Faculdade de Psicologia da PUC-SP; coordenador científico do Laboratório Psicanálise e Sociedade da USP.
Taeco Toma Carignato
Psicóloga, psicanalista, membro do Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Sociedade, onde coordenada a sub-área de pesquisa e intervenção sobre Migração, Cultura e Subjetividade; membro do Laboratório Psicanálise e Sociedade da USP; mestre e doutoranda em Psicologia Social da PUC-SP.
Tiago Corbisier Matheus
é psicanalista, membro no Grupo de Transmissão em Psicanálise (GTEP) do Instituto Sedes Sapientiae, professor do curso de Administração Pública e pesquisador do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). É doutor em Psicologia Social pela PUC/SP e autor dos livros "Ideais na Adolescência: Falta (d)e Perspectivas na Virada do Século" ed. Annablume-FAPESP e "Adolescência: História Política do Conceito na Psicanálise", ed. Artesã.