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Desenvolvido por SD Tecnologiaprograma
1. Como
funcionam os três registros (RSI) no sujeito contemporâneo e suas consequências
para a formação do sinthoma
2. Esquema
da evolução do conceito de transferência na teoria psicanalítica e sua
determinação da posição do psicanalista. O sujeito suposto saber hoje.
3. Novas
interfaces entre Psicanálise e Medicina e entre Psicanálise e Psicologia. A
construção de tecnologias de decapitação do sujeito e sua redução à mecânica do
organismo ou bem sua ressignificação no campo do sujeito, a palavra e o
discurso.
4. A
decadência do modelo industrial na escola contemporânea e a fabricação de uma
psicopatologia Ad hoc: classificar, segregar, educar para não ser
sujeito. O que há de “sujeito do inconsciente” nas inovadoras experiências
escolares no sistema educacional da Finlândia?
5. Quais
são os momentos, métodos e formas de intervenção do psicanalista perante um
discurso que estabelece seu poder mediante a fragmentação das redes
discursivas, atacando os enlaces entre o real, o simbólico e o imaginário,
opondo o sujeito contra seu próprio inconsciente. O tempo lógico. Advertir o
sujeito antes dele ser capturado na rede classificatória exige uma mudança de
paradigma no saber psicanalítico: [conhecer antes – saber depois]. A partir
disso, é possível uma intervenção psicanalítica no campo da prevenção em saúde
mental? É possível a detecção precoce do risco psíquico (sabendo
antecipadamente que seria necessária)?
6. Ciência,
religião, fundamentalismo, adicções, neoliberalismo, corporativismo: a função
do psicanalista nos desconcertos da verdade.
datas
sábados | 13 de abril, 11 de maio, 15 de junho, 03 de agosto, 14 de setembro
e 05 de outubro
horário |
9h às 12h
carga
horária
18 horas (6 aulas de 3 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das
áreas da saúde
preço
três mensalidades de R$ 420,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 370,00