CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologia
Este seminário tem como objetivo refletir, a partir da psicanálise em diálogo com as ciências sociais, sobre o impacto das mídias digitais e das redes sociais nas formas contemporâneas de subjetivação. Partiremos da contextualização cultural do fenômeno, examinando o deslocamento da subjetividade moderna centrada na interioridade para modos atuais atravessados pelo capitalismo flexível e por uma demanda de visibilidade e interação, que apontam para uma subjetividade mais exteriorizada. Nesse percurso, exploraremos como as redes parecem funcionar tanto como um espaço potencial e suporte da experiência de continuar a ser, quanto como cenário de novas regulações subjetivas impostas pela lógica algorítmica e pela visibilidade — um campo ambivalente, que solicita da psicanálise uma escuta renovada, atenta às tensões, riscos e possibilidades criativas que emergem na cultura digital.
PROGRAMA
1. Cultura digital e subjetividade: uma introdução
2. Subjetividade contemporânea e seus ideais e as novas normas
3. Redes sociais digitais: tempo, narrativa e experiência
4. O fenômeno da extimidade e as identidades múltiplas
5. O self nas redes: uma perspectiva intersubjetiva
6. A rede como espaço potencial: a experiência de (continuar a) ser na contemporaneidade
7. Algoritmos, visibilidade e regulação da experiência
8. Crianças, adolescentes e telas
6. Conclusões e perspectivas clínicas
DIRIGIDO
aos participantes do Núcleo de Formação Permanente – Prática Clínica – Psicanálise, Infância e Adolescência, a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes, profissionais das áreas da saúde e a profissionais interessados no trabalho com bebês, crianças e adolescentes
CARGA HORÁRIA
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
DATAS
16, 23 e 30 de março; 06, 13 e 27 de abril e 04, 11 e 18 de maio
HORÁRIO
segundas-feiras | 18h às 20h
PREÇO
quatro mensalidades de R$ 400,00
alunos do CEP quatro mensalidades de R$ 360,00
Coordenação
Eduardo Fraga de Almeida Prado
graduado em Psicologia. Formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos e em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP-SP e em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP. Mestre e doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. É um dos coordenadores do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise Infância e Adolescência do CEP, onde também atua como docente no Curso de Formação. Docente/supervisor do curso de Formação em Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae. Docente do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Gabriela Malzyner
psicóloga e psicanalista. Mestre em psicologia clínica pela PUC SP e doutoranda em psicologia Clínica com bolsa CNPQ pela mesma instituição. Coordenadora do núcleo de Infância e Adolescência do Centro de Estudos Psicanalíticos. Autora de diversos artigos, capítulos e do livro "Atendimento de Pacientes com Transtornos Alimentares: Revisitando a Técnica Psicanalítica".