• Sobre o CEP
  • ApresentaçãoDocentesCatálogos40 AnosLocalização
  • Serviços
  • Área do AlunoFormação em PsicanáliseRede de AtendimentoPublicações
  • Atendimento

Assine nossa Newsletter

Inscrições e Informações

(11) 3864-2330

(11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249

Financeiro: (11) 3864-6004

cep@centropsicanalise.com.br

CEP

Centro de Estudos Psicanalíticos

R. Alm. Pereira Guimarães, 378
Pacaembu São Paulo - SP - 01250-000

CNPJ 05.022.993/0001-16

CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por SD Tecnologia
cep@centropsicanalise.com.brCEP - Centro de Estudos Psicanalíticos
(11) 3864-2330
Fazer Login
Área do Aluno
  • Curso de Formação em Psicanálise
  • Responsabilidade Social
Mídias digitais e subjetividade contemporânea - uma perspectiva psicanalítica
Seminário Teórico

Mídias digitais e subjetividade contemporânea - uma perspectiva psicanalítica

Coordenação
Eduardo Fraga de Almeida Prado e Gabriela Malzyner
Docente
Ana Carolina de R. B. Cubria
16/03/2026

Este seminário tem como objetivo refletir, a partir da psicanálise em diálogo com as ciências sociais, sobre o impacto das mídias digitais e das redes sociais nas formas contemporâneas de subjetivação. Partiremos da contextualização cultural do fenômeno, examinando o deslocamento da subjetividade moderna centrada na interioridade para modos atuais atravessados pelo capitalismo flexível e por uma demanda de visibilidade e interação, que apontam para uma subjetividade mais exteriorizada. Nesse percurso, exploraremos como as redes parecem funcionar tanto como um espaço potencial e suporte da experiência de continuar a ser, quanto como cenário de novas regulações subjetivas impostas pela lógica algorítmica e pela visibilidade — um campo ambivalente, que solicita da psicanálise uma escuta renovada, atenta às tensões, riscos e possibilidades criativas que emergem na cultura digital.

PROGRAMA
1. Cultura digital e subjetividade: uma introdução
2. Subjetividade contemporânea e seus ideais e as novas normas
3. Redes sociais digitais: tempo, narrativa e experiência
4. O fenômeno da extimidade e as identidades múltiplas
5. O self nas redes: uma perspectiva intersubjetiva
6. A rede como espaço potencial: a experiência de (continuar a) ser na contemporaneidade
7. Algoritmos, visibilidade e regulação da experiência
8. Crianças, adolescentes e telas
6. Conclusões e perspectivas clínicas

DIRIGIDO
aos participantes do Núcleo de Formação Permanente – Prática Clínica – Psicanálise, Infância e Adolescência, a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes, profissionais das áreas da saúde e a profissionais interessados no trabalho com bebês, crianças e adolescentes

CARGA HORÁRIA
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)

DATAS
16, 23 e 30 de março; 06, 13 e 27 de abril e 04, 11 e 18 de maio

HORÁRIO
segundas-feiras | 18h às 20h

PREÇO
quatro mensalidades de R$ 400,00
alunos do CEP quatro mensalidades de R$ 360,00

Docente

Ana Carolina de R. B. Cubria

psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). É Mestre (2019), com bolsa CNPq, e Doutora (2025), com bolsa CAPES, em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou estágio doutoral na Université Paris Cité (França), com bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES), no período de 2023 a 2024. É membro do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clínica da Contemporaneidade (NEPECC/UFRJ) desde 2014. É autora do livro "Ver e ser visto: considerações psicanalíticas sobre as redes sociais", publicado pela Editora Appris em 2020.

Coordenação

Eduardo Fraga de Almeida Prado

graduado em Psicologia. Formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos e em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP-SP e em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP. Mestre e doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. É um dos coordenadores do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise Infância e Adolescência do CEP, onde também atua como docente no Curso de Formação. Docente/supervisor do curso de Formação em Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae. Docente do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Gabriela Malzyner

psicóloga e psicanalista. Mestre em psicologia clínica pela PUC SP e doutoranda em psicologia Clínica com bolsa CNPQ pela mesma instituição. Coordenadora do núcleo de Infância e Adolescência do Centro de Estudos Psicanalíticos. Autora de diversos artigos, capítulos e do livro "Atendimento de Pacientes com Transtornos Alimentares: Revisitando a Técnica Psicanalítica".

Fale Conosco

CEP Novidades

Email

CEP Novidades

Calendário de Atividades

CEP Novidades

Livreto 2026

CEP Novidades