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Desenvolvido por SD TecnologiaA clínica psicanalítica surgiu com base nos atendimentos de pacientes adultos neuróticos. Ainda nos anos 1920 se expandiu em diferentes frentes, a clínica com crianças e de pacientes psicóticos e maníaco-depressivos. No final dos anos 1920 e início dos anos 1930 iniciam alguns atendimentos de pacientes propriamente esquizofrênicos, mas também começa a surgir nova nomenclatura, a dos pacientes borderlines. O próprio Freud irá citar, em texto do início desta década das Psicoses, sem se referir explicitamente a uma categoria em particular, mas chamando a atenção para a existência de casos pouco definidos em termos de estrutura. Ferenczi se tornou, nesse tema dos pacientes dificilmente tratáveis pelo enquadre tradicional, um teórico cada vez mais importante e reconhecido. Em particular, suas idéias serão fortemente desenvolvidas por Balint e Winnicott, cada um a seu modo, mas ambos fortemente apoiados na tese da importância da regressão do processo psicanalítico dos pacientes que sofreram traumas precoces. O presente curso visa caracterizar a direção do tratamento na clínica desses pacientes tendo como foco a discussão dos critérios de diagnóstico, da mudança de ênfase na posição (e na postura) do analista, isto é, mudança da neutralidade e da abstinência para o , o tato e a administração do contexto, a noção de regressão em Psicanálise não apenas como vicissitude da pulsão ou defesa (contra a castração), mas como momento decisivo do tratamento, as peculiaridades da transferência e da contra-transferência desses pacientes, e o que seria um objetivo no atendimento desses pacientes.
programa
1. Neurose, perversão e as psicoses da perspectiva freudiana
2. A crítica da noção de narcisismo em Freud e a teoria das relações objetais de Melanie Klein, as posições esquizo-paranóide e depressiva e sua relação com as psicoses, os casos esquizóides e os quadros maníaco-depressivos
3. Acolhimento e trauma precoce em Ferenczi e sua proposta a respeito do relaxamento
4. A aparente contradição entre as teses de Klein a respeito da importância do mundo interno e de Ferenczi a respeito dos traumas ambientais. A proposta de Winnicott
5. A teoria do amadurecimento emocional de Winnicott: principais etapas no desenvolvimento saudável
6. A psicopatologia do amadurecimento emocional da perspectiva de Winnicott: psicoses, doenças psicossomáticas, personalidades esquizóide e falso self, tendência antissocial, drogadição, distúrbios do humor, neurose
7. A regressão em Ferenczi e Winnicott como momento fecundo da análise. A transferência e a contra-transferência no tratamento de pacientes que precisam de regressão
8. Exemplos clínicos de regressão. A paciente René de Sechehaye e a realização simbólica como exemplo de regressão em paciente esquizofrênica, o caso Patrick como exemplo de regressão em paciente com distúrbio de humor, o caso B como exemplo de regressão em paciente falso
9. Discussão de casos clínicos trazidos pelos participantes do seminário ou pelo professor
datas terças-feiras |
28 de abril; 05, 12, 19 e 26 de maio e 02, 09, 16 e 23 de junho
horário | 09h às 11h
carga horária 18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
dirigido a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
preço três mensalidades de R$ 450,00 alunos do CEP: três mensalidades de R$ 400,00