CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaNeste curso
pretendemos nos concentrar no período final das reflexões de Sándor Ferenczi
(1873-1933) para, a partir de certas noções centrais, apresentar uma
articulação de seu pensamento clínico-teórico. Partiremos, a cada encontro, de
alguns conceitos fundamentais trabalhados por Ferenczi entre 1928 e 1933,
buscando, paulatinamente, apresentar um quadro amplo das concepções
psicopatológicas e clínicas propostas por esse húngaro pioneiro.
A partir dessa ampliação, visamos promover correlações e contrastes com as
bases da Psicanálise concebida por seu mestre, amigo e mentor, Sigmund Freud.
programa
1. Períodos ativo, elástico e de relaxamento:
explicitando as motivações dos avanços clínicos propostos por Ferenczi
2. O binômio tato/empatia e o “analista bondoso”
3. A contratransferência e a metapsicologia do analista
4. Abstinência e indulgência: dois parâmetros da clínica
psicanalítica
5. A criança e seu ambiente: 1. O sentido de realidade e a relação
entre a psicogênese, o cuidado e as neuroses
6. A criança e seu ambiente: 2. A hospitalidade e o estabelecimento
das pulsões de vida e morte
7. A criança e seu ambiente: 3. O trauma e seus efeitos
psicológicos (cisões psíquicas, identificação com o agressor etc.)
8. As formas transferenciais e as intervenções específicas da
clínica da neurose e do trauma: o modelo interpretativo e o da regressão e novo
começo
9. Os aspectos passivos e ativos da escuta analítica dos pacientes
traumatizados
datas
terças-feiras | 25 de abril; 02, 09, 16, 23
e 30 de maio e 06, 13 e 20 de junho
horário | 9h às 11h
carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais da área da
saúde
preço
três mensalidades de R$ 475,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 425,00