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Desenvolvido por SD TecnologiaSándor Ferenczi (1873-1933) foi um dos principais interlocutores de Freud no empreendimento psicanalítico. Sua inquietude e criatividade uniam-se à fidelidade à psicanálise de forma singular. Tal postura, por um lado, garantiu-lhe alguns dissabores durante a vida e relegou sua obra a uma subvalorizarão (quando não à maldição) por um longo período. Por outro, tornou-lhe o protótipo do psicanalista pós-escolar: atento à tradição e, simultaneamente, insubmisso; conhecedor profundo da(s) teoria(s) psicanalítica(s) mas comprometido, primeiramente, com seus pacientes. Um apaixonado pela psicanálise que lutou bravamente por sua chama inventiva, combatendo posições que entendia encaminha-lo para a estagnação – quando não para algo pior.
Nesse curso, pretendemos apresentar
cronologicamente os principais pontos do pensamento psicanalítico de Ferenczi,
enfatizando suas descobertas a partir da experiência clínica com seus
pacientes.
1. Apresentando Ferenczi – origens, contexto e aproximação da psicanálise
2. A pedagogia e o sentido de realidade: as primeiras reflexões de
Ferenczi sobre o relacionamento da criança com o mundo adulto e a formação do
psiquismo infantil
3. Refletindo com Freud sobre a técnica psicanalítica: as
contribuições ferenczianas sobre a transferência a contratransferência
(e algumas considerações sobre a abstinência e a neutralidade)
4. Ampliando os limites da clínica psicanalítica – a técnica ativa:
surgimento, aplicabilidade e contraindicações
5. A guerra, o nascimento e a evolução – as diversas vias de
(re)inserção do trauma no pensamento ferencziano
6. Os hóspedes mal acolhidos e a pulsionalidade mortífera (o trauma
por desinvestimento ambiental)
7. A confusão de línguas, o desmentido e a identificação com o
agressor (o trauma por investimento passional dos adultos)
8. Pressupostos finais da clínica ferencziana (I) o tato, a empatia
e a simpatia na prática psicanalítica
9. Pressupostos finais da clínica ferencziana (II) o relaxamento, a
regressão, neocatarse, a mutualidade e a sedução ética
(a dimensão vitalizadora do trabalho analítico)
datas
quartas-feiras | 28 de abril; 05, 12, 19 e 26 de maio e 02, 09, 16 e 23
de junho
horário | 20h às 22h
carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas
da saúde
preço
três mensalidades de R$ 450,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 400,00