CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologiaobjetivo
Apresentar os fundamentos básicos da teoria
winnicottiana, sua importância e especificidade na evolução do pensamento
psicanalítico, bem como, as contribuições que sua visão do desenvolvimento
humano traz para a clínica contemporânea.
programa
1. Introdução à leitura da obra de Winnicott
• Freud: algumas considerações sobre o psiquismo primitivo
(narcisismo)
• Ferenczi: o problema do narcisismo
• Ferenczi: “A confusão de línguas entre adultos e crianças”
2. Importância das contribuições de Winnicott e de sua visão do
desenvolvimento emocional
• Pressupostos teóricos básicos
• O desenvolvimento humano e a situação terapêutica
• Aspectos do manejo clínico
3. Clínica diferenciada: os casos limites
• A agressividade em relação ao desenvolvimento emocional
• A integração do ego no desenvolvimento da criança
• O manejo das agonias impensáveis e o medo do colapso
4. Estabelecimento da relação com a realidade externa – início dos
processos mentais
• Dos estágios primitivos
• Dos estágios iniciais
• Dos estágios rumo à independência
5. A saúde e o espaço potencial na visão winnicottiana
• Divergências de Winnicott sobre a teoria freudiana da pulsão de
morte
• O espaço potencial e o processo dialético
• Psicopatologias do espaço potencial por Thomas Ogden
6. O contexto clínico winnicottiano
• Característica do setting analítico
winnicottiano
• Holding, handling, placement
• A clínica do self (verdadeiro e falso self)
7. A compreensão de Winnicott sobre as formas de comunicação e os
seus contrários
• O início da comunicação – a experiência de mutualidade
• O conceito de cooperação inconsciente na clínica winnicottiana
• Falhas maternas – Falhas do analista
8. A clínica da regressão em Winnicott
• Caso Margareth Little
• O diagnóstico da clínica winnicottiana
• A Clínica 3-2-1
9. Da pediatria à psicossomática
• A personalização – being a person
• Transtorno mental
• Transtorno psicossomático
datas
quartas-feiras | 26 de abril; 03, 10, 17, 24
e 31 de maio e 07, 14 e 21 de junho
horário | 20h às 22h
carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das
áreas da saúde
preço
três mensalidades de R$ 475,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 425,00