CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaAveriguar a teoria do desenvolvimento socioemocional de Donald Woods Winnicott a partir de uma leitura heideggeriana sobre o acontecer do humano (Dasein) baseada nas contribuições de Zeljko Loparic, incluindo no diálogo o pensamento atual do filósofo Byung-Chul Han. O curso pretende dialogar com os principais desafios da clínica contemporânea.
PROGRAMA
1. Psicanálise winnicottiana e freudiana – diferenças ou uma mudança paradigmática?
2. Psicanálise ontológica
3. Os principais conceitos winnicottianos
4. Mutualidade
5. Byung-Chul Han e a perspectiva winnicottiana
6. Criatividade: ser antes de fazer
7. A capacidade de criar o mundo
8. Uma teoria da saúde
9. Prevenção e promoção de ação na área da saúde escolar
DIRIGIDO a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
CARGA HORÁRIA 18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
DATAS 26
de abril; 03, 10, 17 e 24 de maio e 07, 14, 21 e 28 de junho
sextas-feiras | 15h30 às 17h30
PREÇO
três mensalidades de R$ 485,00
alunos do
CEP: três mensalidades de R$ 435,00
Andréia Graciano
é psicóloga pela Universidade Ibirapuera (UNIB, 2015) e psicanalista formada pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP, 2018). Mestre em Psicologia Área de Concentração em Psicossomática (UNIB, 2021) com a tese: O "Medo de Ser": Uma abordagem psicanalítica winnicottiana sobre dependência emocional e sofrimento na vida da mulher adulta. Atualmente é doutoranda pela Universidade Beira Interior Portugal com a tese: A psicanálise do ser em Winnicott. Mutualidade entre a filosofia e a psicanálise. Atua na clínica e na transmissão da teoria psicanalítica winnicottiana. Trabalha sua pesquisa principalmente nos temas: maternidade; o ser feminino; o ser mulher e distúrbios psicossomáticos ligados à feminilidade e à maternidade.
Roberto Girola
psicanalista, pós-graduado em Teoria Psicanalítica pela Universidade São Marcos, licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) e pela Facoltà Interregionale di Torino e Milano e bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade do Latrão (Roma). Autor dos livros "A Psicanálise Cura? Uma Introdução à Teoria Psicanalítica" e "Perguntas a um Psicanalista", ambos da ed. Ideias & Letras, e coautor do livro "A Supervisão Psicanalítica: Ofício e Transmissão", ed. Zagodoni. Atuou, por 20 anos, como editor e consultor editorial de várias editoras e participou, por dois anos, do Prêmio Jabuti como jurado na área de Psicologia e Pedagogia.