CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaEduardo Fraga de Almeida Prado
psicanalista. Graduado em Direito e Psicologia. Formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos e em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP-SP e em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP. Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Atualmente, é um dos coordenadores do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise Infância e Adolescência do CEP, onde também atua como docente no Curso de Formação em Psicanálise. Docente do Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor responsável pelo Curso de Especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica nesta mesma instituição.
Gabriela Malzyner
psicóloga e psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Membro Colaborador da CEPPAN (Clínica Cybelle Weinberg de Estudos e Pesquisa em Psicanálise da Anorexia e Bulimia). Consultora do Centro de Dificuldades Alimentares do PENSI Sabará Hospital Infantil. Membro da Academy of Eating Disorders, doutoranda em psicologia clínica pela PUC SP- com bolsa CNPQ. Coordenadora do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise, Infância e Adolescência do CEP.
Partimos da premissa que a busca de uma linguagem comum, isto é, que seja capaz de estabelecer comunicação entre o par analítico representa um compromisso ético do analista. Neste sentido, ainda que de forma não exclusiva, o atendimento a crianças convoca o analista a refletir e reinventar sua prática com vistas a aproximar-se do universo de seus analisandos. Diante deste cenário, o objetivo deste seminário consiste na apresentação e reflexão sobre as funções da criatividade não só para a construção da situação analisante, mas também como elemento constituinte dos processos de elaboração e ressignificação subjetiva.
programa
1.Criação de uma linguagem comum e metapsicologia do cuidado
2.Construções em análise
3.Criatividade originária e Teoria do Desenvolvimento Emocional
4.Os processos de integração e as funções do ambiente facilitador
5.Espaço potencial e fenômenos transicionais
6.Intersubjetividade e situação analisante
7.O primado da afetividade
8.Manejo e interpretações mutativas
9.A situação analisante e o viver criativo
datas
segundas-feiras | 08, 15, 22 e 29 de junho; 03, 10, 17, 24 e 31 de agosto
horário | 18h às 20h
carga horária 18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
preço três mensalidades de R$ 450,00 alunos do CEP: três mensalidades de R$ 400,00