CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaInício
30/04/2024
Mini Bio:
Brunella Rodriguez
psicóloga e psicanalista. Membro da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABPCF), mestra e doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP. Supervisora clínica e institucional de abordagem psicanalítica vincular e pesquisadora dos temas: Psicanálise de Casal e Família, Sexualidade e Gênero.
Fernanda Palermo
psicanalista e psicóloga clínica. Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica, com estágio doutoral na Université de Paris, membro da Sorbonne Paris Cité (Paris V Descartes). Pós-doutoranda pela Universidade de São Paulo. Membro da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABPCF). Membro da Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família (AIPCF).
Lisette Weissmann
psicanalista, formada em Psicologia e Línguas, especialista em Psicanálise dos Vínculos, mestra em Psicologia Clínica pela PUC-SP, doutora em Psicologia Social pela USP, pós doutoranda em Psicologia Social pela USP, membro fundadora da ABPCF, Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, supervisora da Asociación Uruguaya de Psicoterapia Psicoanalítica (AUDEPP) e membro fundadora da Asociación Uruguaya de las Configuraciones Vinculares (AUPCV). Autora dos livros: "Famílias Monoparentais", "Atendimento Psicanalítico de Família" com Isabel Cristina Gomes e cols, "Interculturalidade nos vínculos familiares" e vários artigos.
PROGRAMA
Nos tempos atuais a clínica psicanalítica nos convoca a revisitar e ampliar as teorias para pensar o sofrimento dos sujeitos que nos consultam.
Estamos presenciando uma revolução dos laços sociais? As famílias e os casais encontram-se em declínio?
Muitas são as perguntas que nos fazem refletir sobre as transformações dos laços e suas consequências nos sujeitos, nos diversos tipos de relacionamentos (dos conservadores aos inovadores). Talvez as matrizes sociais do passado, que ainda hoje fazem parte do nosso imaginário, apareçam como fantasmas que tingem os vínculos amorosos atuais. Como dar conta das transformações vinculares considerando questões sócio-históricas e suas marcas civilizatórias? Vamos pensar sobre o que permanece e o que muda no vínculo (das famílias/casais); à luz da psicanálise vincular.
1.Vínculos de casais
2.Casais, amigos, amantes, encontros circunstanciais
3.Des-vínculos. Separação dos casais
4.Casais de 2ª, 3ª ou 4ª vez
5.Amores contemporâneos: leituras sobre o relacionamento aberto
6.Famílias atuais
7.Filiação. Parentalidade e / ou família
8.Manejo clínico de casais/famílias LGBTQIAPN+
9.Casos clínicos Casais interculturais. Famílias migrantes
DIRIGIDO a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
CARGA HORÁRIA 18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
DATAS 30 de abril; 07, 14, 21 e 28 de maio e 04, 11, 18 e 25 de junho
terças-feiras | 9h às 11h
PREÇO
três mensalidades de R$ 485,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 435,00