CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologia
O projeto de educação mudou profundamente a partir dos anos
        50.
        A luz da teoria psicanalítica às mais variadas questões práticas servirão de
        pretexto para abordar temas fundamentais da educação de crianças até os 7 anos
        (valores, alcance da educação, seu valor preventivo para a saúde psíquica do
        adulto etc.).
        
        Por exemplo:
        1. Auto-estima; criatividade e passividade; relação com a dor e o
        prazer; lidar com o fracasso e com os erros; conflitos entre crianças (amigos e
        irmãos) e com adultos; a questão dos limites; os momentos estruturantes de
        obedecer, desafiar e transgredir; a privacidade, compartilhamento, cumplicidade
        e confiança; o dialogar, dar ordens, ceder, impor, negociar ou impor castigos;
        adequação social (lugar afetivo e lugar simbólico, relações de reciprocidade,
        cobranças, relações com autoridades e com professores, babás e empregados).
        
        2. Diferenças entre meninos e meninas; questões da sexualidade (jogos
        sexuais, perguntas, expectativas sobre papéis de gênero, a imagem do próprio
        gênero e do gênero oposto).
        
        3. Expectativas da criança sobre a vida e o paradigma do trabalho X
        prazer (felicidade, lutas e conflitos interpessoais, ajuda do outro, a relação
        com dinheiro e com as mesadas, desafios, sonhos e desejos etc.); a rotina e o
        tédio infantis (lazer, programas de fim de semana, o lugar da TV, da internet e
        dos videogames, festas e bufês infantis, as atividades extra-curriculares, o
        dar e receber presentes); os direitos e o egoísmo dos pais; proteção versus
        liberdade
        
        4. É possível detectar problemas já na infância e o que fazer a
        respeito; desafios para o século XXI: a flexibilidade, a identidade cultural e
        a nacionalidade, o papel do narcisismo, o conteúdo versus marketing (processo X
        resultado), a velocidade da vida capacidade de fruição e/ou competição.  
datas sexta-feira | 14, 21 e 28 de agosto
            
            horário | 14h às 17h
        
        carga horária
        9 horas (3 aulas de 3 horas cada)  
dirigido
        a psicólogos, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
        
        preço
        duas mensalidades de R$ 180,00
        alunos do CEP: R$ 150,00