CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaAna Tereza de Almeida Alonso
psicóloga e psicanalista. Membro do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Autora de capítulos de livros sobre Psicanálise e Transtornos Alimentares. Docente em cursos sobre Psicanálise e sobre a Clínica Psicanalítica dos Transtornos Alimentares. Participante do estudo COWAP-IPA Committee on Women and Psychoanalysis no grupo de estudo junto à SBPSP. Participante de grupos de estudos sistemáticos sobre Silvia Bleichmar e André Green. Membro da CEPPAN (Clínica Cybelle Weinberg de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia).
Gabriela Malzyner
psicóloga e psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Membro Colaborador da CEPPAN (Clínica Cybelle Weinberg de Estudos e Pesquisa em Psicanálise da Anorexia e Bulimia). Consultora do Centro de Dificuldades Alimentares do PENSI Sabará Hospital Infantil. Membro da Academy of Eating Disorders, doutoranda em psicologia clínica pela PUC SP- com bolsa CNPQ. Coordenadora do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise, Infância e Adolescência do CEP.
Luana Viscard Nunes
Psicóloga pela PUC-SP e psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae (ISS). Professora do curso de Fundamentos da Psicanálise e sua Prática Clínica, do Departamento Formação em Psicanálise do ISS. Membro efetivo do Departamento Formação em Psicanálise do ISS.
Marina Fibe De Cicco
psicóloga e mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP. Membro do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Tem formação em clínica pais-bebês pela Universidade de Columbia (Nova York). Atua como supervisora clínica e docente em diversos institutos de psicanálise. Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF). Autora do livro "Muito corpo, poucas palavras: clínica dos casos-limite", ed. Sá.
Mônica J. F. Saliby
psicóloga pela PUC-SP, psicanalista pelo Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, membro filiado do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), aprimoramento em Saúde Pública - USP e especialização em Observação de Bebês - Instituto Mãe-Bebê-Família.
Patricia Gipsztejn Jacobsohn
psicóloga e psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Especialista em Psicoterapia Psicodinâmica da Pré-Adolescência e Adolescência pelo Instituto Sedes Sapientiae. Coordenadora da CEPPAN (Clínica Cybelle Weinberg de Estudos e Pesquisa em Psicanálise da Anorexia e Bulimia). Membro do Conselho Técnico da AstralBr (Associação Brasileira de Transtornos Alimentares). Organizadora do livro "Psicanálise de Transtornos Alimentares Vol III", ed. Primavera. Autora do livro "O psicoterapeuta de Transtorno Alimentar: uma compreensão psicanalítica", ed. Sá Editora.
Talita Azambuja
psicóloga clínica e Membro Efetivo do Instituto Sedes Sapientiae, psicanalista e Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo-IPA-Febrapsi-Fepal.
coordenação Eduardo Fraga de
Almeida Prado e Gabriela Malzyner
O curso se propõe a apresentar
autores da Psicanálise, contemplando as diferentes concepções teóricas que
norteiam a escuta e a interpretação na clínica, tendo em vista a infância,
adolescência e vida adulta.
Autores apresentados Piera
Aulagnier; Françoise Dolto; Silvia Bleichmar; René Roussillon; Jean-Jacques
Rassial
programa
1. Apresentação dos conceitos chave em Freud que possibilitaram o
surgimento de duas escolas teórica- clínicas: inglesa e francesa
2. Apresentação de conceitos fundamentais da escola francesa:
Jacques Lacan
3. Apresentação dos conceitos chave da escola inglesa a partir de
Melanie Klein e Wilfred Bion
4. Contribuição de autores pós-escolas para o trabalho clínico hoje
5. A constituição do psiquismo por Piera Aulagnier
6. Françoise Dolto e sua contribuição à clínica da infância e da
adolescência
7. Silvia Bleichmar e a Neogênese
8. René Roussillon: simbolização das falhas dos laços primários
9. Jean-Jacques Rassial e a contribuição para clínica psicanalítica
com adolescentes
datas
segundas-feiras | 07, 14, 21 e 28 de junho; 02, 09, 16, 23 e 30 de agosto
horário| 18h às 20h
carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, profissionais das áreas da saúde, a
alunos, ex-alunos do Curso de Formação em Psicanálise e a profissionais
interessados no trabalho com bebês, crianças e adolescentes.
preço
três mensalidades de R$ 450,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 400,00