CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologiacoordenação Daniel Kupermann e Gustavo Dean Gomes
Nossa intenção nesse seminário é a de promover uma intersecção entre a prática clínica e a construção teórica por meio da apresentação de um caso clínico por encontro.
Pretendemos, assim, ilustrar os aportes e questionamentos que as reflexões de diferentes autores – como Ferenczi, Winnicott, Lacan, Kohut e Bion – trouxeram ao pensamento original de Freud e à nossa escuta clínica.
Sabe-se que, desde que Freud conclamou seus companheiros de aventura psicanalítica a desbravar “novos caminhos” para seu método, cada vez mais procurado por um público diverso dos neuróticos para os quais terapia psicanalítica havia sido concebida, muitos psicanalistas procuraram, cada um a sua maneira, ampliar, contribuir ou mesmo rever as premissas da sua descoberta.
Conteúdo programático
• Há uma, e apenas uma, ética da Psicanálise?
• O trauma e seus destinos
• O psicanalista como espelho do analisando
• O psicanalista e o que não cessa de não se escrever
• Impasses da intersubjetividade
datas
sextas-feiras | 14, 21 e 28 de setembro; 05, 19 e 26 de outubro e 09, 23 e 30 de novembro
horários | 15h30 às 17h30
carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
preço
três mensalidades de R$ 400,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 350,00
Daniel Kupermann
psicanalista, professor livre docente do Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP, vice-presidente da International Sándor Ferenczi Network, autor de vários artigos e livros, com destaque para Por que Ferenczi?, ed. Zagodoni, publicado também em inglês e em francês.
Denise Salomão Goldfajn
psicóloga e Psicanalista. Pós-doutora pelo Programa de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (PSC-USP), Doctor in Clinical Psychology (Psy.D.) pelo Williams College (Massachusetts, USA). Professora convidada do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP) e do Instituto da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ). Supervisora e autora de diversos artigos publicados nacionalmente e internacionalmente. Psicanalista associada a Sociedade Brasileira de Psicanalise do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Psicanalise de São Paulo, membro do Internacional Association of Relational Psychotherapy and Psychoanalysis (IARPP), membro do Comitê Executivo do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi. Membro fundador do Instituto Brasileiro de Psicanálise
Gustavo Dean-Gomes
psicanalista e pesquisador. Doutorando pelo Programa de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (PSC-IPUSP), mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP) e do Instituto Nebulosa Marginal (Rio de Janeiro). Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisa Sándor Ferenczi. Autor de "Budapeste, Viena e Wiesbaden - O percurso do pensamento clínico-teórico de Sándor Ferenczi", ed. Blucher.
Lucas Charafeddine Bulamah
psicanalista, psicólogo, membro do psiA - Laboratório de Pesquisas e Intervenções em Psicanálise do PSC/IPUSP e do GBPSF - Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi. Mestre e doutor em Psicologia Clínica no IPUSP. Autor dos livros "História de Uma Regra Não Escrita: A Proscrição da Homossexualidade Masculina no Movimento Psicanalítico" e "O Self Anônimo: O Sujeito Winnicottiano e Sua Política", ambos pela ed. Zagodoni.
Luiz Eduardo de Vasconcelos Moreira
psicanalista, doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, membro fundador do Instituto Vox de Pesquisa e Formação em Psicanálise e participante do PsiA - Laboratório de Pesquisas e Intervenções em Psicanálise da USP.
Wilson Franco
psicólogo e psicanalista, doutor em Psicologia Clínica pelo IPUSP, membro do psiA - Laboratório de Pesquisas e Intervenções em Psicanálise do PSC/IPUSP e autor dos livros "Autorização e angústia de influência em Winnicott", ed. Casa do Psicólogo, e "Os lugares da psicanálise na clínica e na cultura", ed. Blucher.