CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologia
Coordenação Eduardo Fraga de Almeida Prado e Gabriela Malzyner
O seminário abordará a noção de anormalidade na infância. Pretendemos discutir os discursos que atravessam a infância anormal e significados vivenciados por crianças em sofrimento psíquico. Percorreremos também o conceito de norma no cuidado e acompanhamento clínico desta população com vistas a aprimorar a escuta e problematizar o manejo clínico do psicanalista que trabalha com crianças.
programa
1. Apresentação – todos
2. Os significados em torno da infância e a
construção da escuta com crianças
3. O surgimento da psiquiatria na infância e
o discurso sobre a loucura
4. A constituição da infância anormal: ordem
médica e norma familiar
5. A busca por cuidados em saúde mental e o
lugar das famílias
6. O diagnóstico e psicanálise: escuta
clínica com crianças
7. Patologização da infância
8. A clínica ampliada na infância: escuta e
manejo
9. Psicanálise e Políticas Públicas sobre a
infância: escuta e manejo
datas
segundas-feiras | 06, 13, 20 e
27 de junho e 01, 08, 15, 22 e 29 de agosto
horário | 18h às 20h
carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, profissionais das áreas da saúde, a
alunos, ex-alunos do Curso de Formação em Psicanálise e a profissionais
interessados no trabalho com bebês, crianças e adolescentes.
preço
três mensalidades de R$ 475,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 425,00
Docentes
Eduardo Fraga de Almeida Prado
graduado em Psicologia. Formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos e em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP-SP e em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP. Mestre e doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. É um dos coordenadores do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise Infância e Adolescência do CEP, onde também atua como docente no Curso de Formação. Docente/supervisor do curso de Formação em Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae. Docente do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Flavia Blikstein
Psicóloga atuante no campo da Saúde Mental há 20 anos. Tem mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Ciências e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atua como docente e coordenadora adjunta no curso de Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde também exerce a função de coordenação do Serviço Escola de psicologia. Pesquisadora e integrante do Laboratório de Saúde Mental Coletiva (LASAMEC/FSP-USP). Desenvolve intervenções e pesquisas nas áreas da infância e adolescência, direitos humanos e saúde pública.
Gabriela Malzyner
psicóloga e psicanalista. Mestre em psicologia clínica pela PUC SP e doutoranda em psicologia Clínica com bolsa CNPQ pela mesma instituição. Coordenadora do núcleo de Infância e Adolescência do Centro de Estudos Psicanalíticos. Autora de diversos artigos, capítulos e do livro "Atendimento de Pacientes com Transtornos Alimentares: Revisitando a Técnica Psicanalítica".
Patricia Santos de Souza Delfini
Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Formação em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. É especialista em Saúde Mental Multiprofissional pela Secretaria Estadual de Saúde, mestrado e doutorado em Ciências e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atua como docente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie, no curso de Psicologia. É pesquisadora do Laboratório de Saúde Mental Coletiva (Lasamec) da FSP/USP, acompanhante terapêutica e psicóloga clínica. Tem experiência em docência, principalmente, nas áreas Social, da Saúde e Clínica.