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Desenvolvido por SD Tecnologiacoordenação Marianna Schontag
Como o pensamento teórico e a clínica
de Melanie Klein e dos psicanalistas que lhe sucederam contribuem para uma
leitura das relações e do mal-estar no mundo contemporâneo.
“A criança é pai do homem”, escreve o poeta Wordsworth no poema O Arco-Irís na
Inglaterra de 1802, mais de um século depois Melanie Klein será a psicanalista
que mais profundamente mergulhará em busca do conhecimento dessa trajetória da
constituição mesma do psiquismo no devir da criança rumo a ser sujeito, rumo à
maturidade em suas vicissitudes e conquistas.
Nos primórdios da psicanálise era o sexual, a neurose resultante da repressão
da libido, na contemporaneidade é o transbordamento pulsional e paradoxalmente
a afânise, desaparecimento do desejo, a mimese, a indiferença, o vazio. O que
permanece no entanto e ao que Melane Klein deu protagonismo foi à natureza das
relações que o indivíduo estabelece consigo mesmo e com os objetos que o
rodeiam.
Escolhemos estudar o pensamento de Melanie Klein e de algumas de suas
colaboradoras como Betty Joseph, Esther Bick, e Susan Isaacs, assim como o de
alguns analistas pós-kleinianos que a partir de Klein ampliaram e aprofundaram
o conhecimento e a prática psicanalítica, tal como Wilfred R. Bion e Thomas H.
Ogden e nos servem de suporte em nosso trabalho como psicanalistas na clínica e
como sujeitos que pensam o mundo no qual estão inseridos.
programa
Aula 1. Panorama histórico-conceitual do pensamento de Melanie
Klein. As primeiras proposições acerca da possibilidade de análise de crianças
a partir de um diferente entendimento da transferência; o papel da
agressividade nos adoecimentos, a angústia como foco da interpretação na
análise. Relatos de sessão e discussão sobre a técnica
Aula 2. Fantasia inconsciente, simbolização e representação
Aula 3. As posições esquizo-paranóide e depressiva, sua elaboração
e vicissitudes no desenvolvimento afetivo e intelectual
Aula 4. Identificação projetiva, identificação introjetiva e
identificação adesiva (Klein, Bion, Esther Bick)
Aula 5. Inveja e Gratidão na cultura contemporânea
Aula 6. De Bion a Ogden: A experiência emocional, o Terceiro
Analítico e a Intersubjetividade
datas
quintas-feiras | 29 de julho; 05, 12, 19 e 26 de agosto e 02 de
setembro
horário | 19h às 22h
carga horária
18 horas (6 aulas de 3 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas
da saúde
preço
três mensalidades de R$ 450,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 400,00
Janderson Farias Silvestre dos Santos
Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP (2022). Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pelo Departamento de Psiquiatria da UNIFESP (2019). Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP (2017). Bacharel em Psicologia e graduado em Psicologia (formação de psicólogo) pela UNISA (2013 e 2014). Membro do Laboratório Interinstitucional de Estudos da Intersubjetividade e Psicanálise Contemporânea (LIPSIC - USP/PUC).
Maria da Graça Palmigiani
Psicóloga, psicoterapeuta. Formação no Curso de Estudos Psicanaliticos Mãe-Bebê-Familia Modelo Tavistock; Docente no Curso Relação Pais Filhos: da Observação à Intervenção do Instituto Sedes Sapientiae.
Marianna Schontag
psicóloga pela PUC-SP, psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, mestre em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Estudos em Psicanálise da PUC-SP, professora e supervisora clínica do Curso de Formação em Psicanálise do CEP.