CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologiaprograma
A “falha básica” é um conceito proposto por Michael Balint (1896-1970), psicanalista húngaro e aluno de Ferenczi, como fator importante da constituição psíquica ao se deparar com casos em que a Psicanálise tradicional não apresentava bons resultados.
A partir da “falha básica”, cuja origem remonta à primeira infância (período em que o indivíduo está dividido entre suas necessidades profundas e o modo como as satisfaz), Balint demonstra a existência de um domínio particular do espírito em que todos os processos se estruturam entre o indivíduo e seu objeto primário.
A falha em questão se situa na estrutura psíquica do bebê pela qual a mãe é responsável. Tratar-se-ia de uma falta de empatia entre a mãe e o bebê, ou entre o bebê e o ambiente, o que dá origem a uma perturbação do self.
Propõe, então, uma nova tópica, substituindo a noção clássica de “narcisismo primário” pela de “amor primário”, que postula a existência de uma fase pós-natal anterior, na qual já existe uma relação de objeto primário cuja base biológica é a interdependência da mãe e da criança no plano instintual. O problema da regressão ocupa o centro de seus desenvolvimentos e suas implicações resultam na mudança de atitude por parte do analista, trazendo novos elementos para a clínica psicanalítica e para o fazer do psicanalista.
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
datas
segundas-feiras | 21 e 28 de setembro; 05, 19 e 26 de outubro e 09, 16, 23 e 30 de novembro
preço
três mensalidades de R$ 320,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 275,00