CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologiacoordenação Claudio E. M. Waks
programa
O conteúdo programático desse seminário teórico foca-se nas modificações técnicas atualmente consideradas essenciais para a prática clínica de orientação psicanalítica no tratamento das, cada vez mais presentes, manifestações psicopatológicas não-neuróticas oriundas de traumas pré-edípicos. Indagamo-nos ao respeito da metapsicologia do psicanalista que, durante o exercício do seu ofício, considera a alteridade e intersubjetividade como fulcro fundamental do vínculo transferencial. A capacidade criativa do analista na prática da técnica psicanalítica torna-se imprescindível para propiciar maior elasticidade no setting analítico e uma postura intersubjetiva que requer um sujeito-analista mais ativo, acolhedor, empático e participativo.
• Apresentação / Psicanálise atual ou contemporânea?
• Estatuto psicopatológico das adicções
• Intersubjetividade: Psicanálise a dois
• Conceito psicanalítico de adicções
• Oralidade e relacionamentos adictivos
• Pathos vincular / Transferência adesiva
• Psicoses tóxicas: adictos psicóticos
• Estudo de caso clínico apresentado pelo Coordenador
• Avaliação coletiva – Seminário Teórico
datas
segundas-feiras | 29 de setembro; 06, 13, 20 e 27 de outubro; 03, 10, 17 e 24 de novembro de 2014
horário | 09h às 11h
carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, psicoterapeutas, profissionais das áreas da saúde, de secretarias e instituições orientadas para a prevenção e tratamento de adictos, seus familiares, alunos e ex-alunos do Curso de Formação em Psicanálise
apresentação de Paciente
sábado, 01 de novembro, das 9h às 12h, no Hospital Psiquiátrico São João de Deus*
*carga horária certificada pelo CEP: 3 horas
preço
três mensalidades de R$ 300,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 255,00
Claudio E. M. Waks
psicólogo pela Universidade de Califórnia, Berkeley (EUA), psicanalista, supervisor e coordenador de grupos de estudo. Mestre em Psicologia Clínica PUC-SP, membro efetivo do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF), do International Sándor Ferenczi Network (ISFN) e do International Association for Relational Psychoanalysis & Psychotherapy (IARPP). Fundador/diretor Grupo de Estudo em Psicanálise e Psicoterapia Relacionais (GEPPREL). Membro-fundador, secretário executivo do Instituto Brasileiro de Psicoterapia e Psicanálise Relacional (IBPPR). Membro da Comunidade Phaneros e participante de Curso FoPAP Curso de Formação em Pesquisa para Psicoterapia Assistida por Psicodélicos. Docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Decio Gurfinkel
é psicanalista. Doutor pelo IPUSP, realizou seu pós-doutorado na PUC-SP. Émembro dos Departamentos de Psicanálise e de Psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae, onde é também professor dos Cursos "Psicanálise", "Psicossomática Psicanaltítica e "Drogras, Dependência e Autonomia: O Barato no Divã". É autor de diversos escritos e livros, tais como "Relações de Objeto", ed. Blucher, "Adicções: Paixão e Vício", "Do Sonho ao Trauma: Psicossoma e Adicções", ambos da ed. Casa do Psicólogo, "Sonhar, Dormir e Psicanalisar: Viagens ao Informe", ed. Escuta e "A Pulsão e seu Objeto-Droga: Estudo Psicanalíticos sobre a Toxicomania", ed. Vozes.
José Waldemar Thiesen Turna
psicólogo, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, clínico, supervisor e professor. Autor do livro "Atendimento Psicológico às dependências químicas" ed. Zagodoni".