CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaBeatriz Helena Martins de Almeida
Possui graduação em Psicologia pela Faculdades Metropolitanas Unidas(1998, psicanalista membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. Diretora do Fórum do Campo Lacaniano em São Paulo 2017 - 2018.
Carolina Ribeiro
Eduardo Fraga de Almeida Prado
psicanalista. Graduado em Direito e Psicologia. Formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos e em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP-SP e em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP. Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Atualmente, é um dos coordenadores do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise Infância e Adolescência do CEP, onde também atua como docente no Curso de Formação em Psicanálise. Docente do Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor responsável pelo Curso de Especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica nesta mesma instituição.
Gabriela Malzyner
psicóloga e psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Membro Colaborador da CEPPAN (Clínica Cybelle Weinberg de Estudos e Pesquisa em Psicanálise da Anorexia e Bulimia). Consultora do Centro de Dificuldades Alimentares do PENSI Sabará Hospital Infantil. Membro da Academy of Eating Disorders, doutoranda em psicologia clínica pela PUC SP- com bolsa CNPQ. Coordenadora do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise, Infância e Adolescência do CEP.
coordenação Eduardo Fraga de Almeida Prado e Gabriela Malzyner
Esse seminário terá como proposta investigar o campo da clínica psicanalítica em diferentes contextos e em suas interfaces com o Acompanhamento Terapêutico voltado para a infância e a adolescência. Partindo da psicanálise como referencial ético e teórico, abordaremos a origem e o contexto histórico do AT e de que maneira esta prática encontra-se articulada à clínica psicanalítica e o trabalho em rede. Refletiremos sobre o Acompanhamento Terapêutico nas instituições, principalmente no contexto escolar e também em suas interfaces com o sistema judiciário, dando ênfase na apresentação de casos clínicos, com o objetivo de articular a teoria psicanalítica e o manejo clínico do AT.
programa
1. Origem
e contexto histórico: a clínica peripatética
2. Identificação
e constituição do sujeito do inconsciente
3. A
Direção do tratamento clínico-institucional
4. Inclusão
escolar: ética da Psicanálise e o acompanhante terapêutico
5. Nota
sobre a criança
6. Manejo
com os pais e suas interfaces com a clínica psicanalítica
7. O
despertar na adolescência
8. Vara
de família: escuta e manejo da criança e dos pais
9. Educação
e Psicanálise
datas
segundas-feiras | 26 de setembro; 03, 10, 17, 24 e 31 de
outubro e 07, 21 e 28 de novembro
horário | 18h às 20h
carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, profissionais das áreas da saúde, a
alunos, ex-alunos do Curso de Formação em Psicanálise e a profissionais
interessados no trabalho com bebês, crianças e adolescentes.
preço
três mensalidades de R$ 475,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 425,00