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O termo medicalização designa processos que transformam artificialmente
questões não médicas em problemas de ordem médica. Trata-se de uma redução a
esfera individual e biológica de problemas sociais, políticos e econômicos. A
medicalização da infância consiste no processo de patologização dos mais
variados comportamentos das crianças reduzindo a possíveis déficits
neuroquímicos a origem destes. A partir desta premissa, a intervenção
medicamentosa passa a ser considerada a principal estratégia de tratamento e
fatores ambientais que podem concorrer para a origem do sofrimento da criança
são relegados ao segundo plano. A Psicanálise compreende as manifestações
comportamentais das crianças como possíveis pedidos de ajuda que exigem uma
completa investigação de seu desenvolvimento emocional em constante interação
com o ambiente que a circunda. O objetivo deste reside em tecer considerações a
respeito da prática psicanalítica com crianças diante de um cenário
medicalizado.
1.
Invenção do sentimento de infância
2.
Processo de medicalização e governo da infância
3.
O normal e o patológico
4.
A patologização da infância
5. O
processo psicodiagnóstico com crianças
6.
Neurose infantil e neurose na infância
7.
Sintomas na criança e sintomas da criança
8.
Escuta polifônica
9.
Propostas de manejo clínico
datas
segundas-feiras | 30 de setembro; 07, 14, 21 e 28 de outubro e 04, 11, 18 e 25 de
novembro
horário |
18h às 20h
carga
horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das
áreas da saúde
preço
três mensalidades de R$ 420,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 370,00