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Desenvolvido por SD TecnologiaCelia Fix Korbvicher
analista didata e supervisora da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Focou sua atenção no estudo dos fenômenos autísticos em pacientes neuróticos. Escreveu diversos trabalhos que estão publicados em revistas nacionais e internacionais. É autora do livro "Transformações Autísticas: O referencial de Bion e o Fenômeno Autístico" publicado em 2010 pela Imago Editora e em 2012 pela Karnac. Recebeu em 2001 e 2008 o Prêmio Fábio Leite Lobo e em 2004 o Parthenope Bion Thalamo International Prize e em 2005 France Tustin Memorial Prize.
Fátima Maria Vieira Batistelli
psicóloga pela USP. Especialista em Psicanálise de Crianças e Adolescentes pelo Instituto Sedes Sapientae. Membro Associado da SBPSP. Membro da Clínica 0-3 - Intervenção nas Relações Pais-Bebê-Criança Pequena do Centro de Atendimento Psicanalítico da SBPSP. Membro do grupo Prisma de Psicanálise e Autismo (GPPA) e membro do Núcleo de Saúde Mental da Sociedade de Pediatria de São Paulo.
Gabriela Malzyner
psicóloga e psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Membro Colaborador da CEPPAN (Clínica Cybelle Weinberg de Estudos e Pesquisa em Psicanálise da Anorexia e Bulimia). Consultora do Centro de Dificuldades Alimentares do PENSI Sabará Hospital Infantil. Membro da Academy of Eating Disorders, doutoranda em psicologia clínica pela PUC SP- com bolsa CNPQ. Coordenadora do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise, Infância e Adolescência do CEP.
Maria Cecilia Pereira da Silva
psicanalista. Membro Efetivo, Analista Didata, Analista de Crianças e Adolescentes e Docente da SBPSP. Coordenação Geral da Cippa Latino-Americana (Cippa - Coordenação Internacional entre Psicoterapeutas e Psicanalistas que se ocupam de pessoas com Autismo) e membro do Rieppi. Especialista em Psicopatologia do Bebê pela Universidade de Paris Xlll. Pós doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Coordenadora da Clínica 0-3 - Intervenção nas Relações Iniciais Pais-Bebês do Centro de Atendimento Psicanalítico da SBPSP.
Mariângela Mendes de Almeida
psicóloga e psicoterapeuta. Mestre pela University of East London/Tavistock Clinic (Associada Clínica ao Departamento de Criança e Família de 1988 a 1993). Doutora pela Universidade Federal de São Paulo e Coordenadora do Núcleo de Atendimento a Pais e Bebês no Setor de Saúde Mental do Departamento de Pediatria (UNIFESP). Membro Filiado ao Instituto de Psicanálise da SBPSP, integrante do Grupo Prisma de Psicanálise e Autismo e da Clínica 0-3 do Centro de Atendimento Psicanalítico da SBPSP. Especialista em Psicopatologia do Bebê pela Universidade de Paris XIII. Membro da Cippa. Membro do Rieppi. Membro do Departamento de Psicanálise com Crianças e Docente do curso Relação Pais-Bebê: da Observação à Intervenção do Instituto Sedes Sapientiae.
Patricia Rossetti
médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Residência Médica em Psiquiatria de Adultos pelo HCRP-USP. Residência Médica em Psiquiatra de Crianças e Adolescentes pelo HCRP-USP. Pós Graduação em Transtorno de Aprendizagem pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. Membro Fundador do Ambulatório de Adolescentes do HC-USP-RP. Membro Associado da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP. Membro Associado da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI). Psicanalista de Crianças e Adolescentes- SBPSP. Membro Associado da SBPSP e da International Psychoanalytical Association (IPA). Monitora do Curso "O Impulso Investigador 3" da SBPSP, ministrado pela Dra Izelinda Garcia de Barros. Membro do Grupo 0-3 anos da SBPSP e do Grupo de Autismo da SBPSP.
Pessia Grywac
consultora e orientadora em Terapia Ocupacional. Doutora e mestre em Psicologia pela IPUSP. TO pela FMUSP. Especializaçao em Neuropediatria e UTI Neonatal. Professora convidada do Instituto Sedes Sapientiae no curso da Clínica Interdisciplinar da Primeira Infância desde março 2019. Terapeuta Ocupacional do Núcleo de Bebês de Risco em Saúde Mental no Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Possui permissão para utilização da Avaliação Comportamental Neonatal de Brazelton (Boston, 1982) e da General Motor Assessment de Precthl (Graz, 2002), entre outras. Instrutora Sênior em Terapia Ocupacional nos Cursos de Tratamento Neuroevolutivo/Conceito Bobath desde 1976 e de Curso de Bebês desde 1980 (Berna).
Regina Elisabeth Lordello Coimbra
psiquiatra e psicanalista, membro efetivo, docente e ditada da SBPSP. Psicanalista de Crianças e adolescentes pela IPA.
Rogério Lerner
professor Associado Livre-docente do Instituto de Psicologia e Professor subsidiário do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Membro do Comitê Científico da Associação Psicanalítica Internacional (IPA), Co-chair do Research Training Programme e da Joseph Sandler Psychoanalytic Research Conference (IPA), investigador principal do Centro Brasileiro para o Desenvolvimento da Primeira Infância. Membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância (INSPER/FMCSV/HARVARD), ex membro do Comitê Científico da Federação Psicanalítica Latinoamericana (FEPAL), editor Associado da Revista Psicologia USP e membro do editorial board do Psychoanalytic Quarterly. Prêmios recebidos: Prêmio Comunidade e Cultura da Federação Psicanalítica da América Latina (2012); Terceiro lugar no Prêmio César Ades do Conselho Federal de Psicologia (2013); Prêmio Contribuição Excepcional na Investigação Psicanalítica da IPA (2019).
coordenação Eduardo
Fraga de Almeida Prado e Gabriela Malzyner
objetivo
Introduzir investigações e conceitos psicanalíticos presentes na clínica
psicanalítica do bebê e da criança com aspectos autísticos.
Abordaremos: pesquisas atuais, sinais de alarme e indicadores de risco de
autismo, diagnósticos diferenciais, indicadores sensórios- corporais,
construção da parentalidade, protocolo PRISMA, avaliação, detecção e
intervenção psicanalítica oportuna.
programa
1.“O despertar da vida psíquica e implicações no futuro”
2. Quando algo não vai bem: reconhecimento de sinais de alarme e
intervenção oportuna
3. Movimentos gerais do bebê e sua importância para a compreensão
do desenvolvimento inicial
4. Parentalidade e autismo: formando uma rede de continência com os
pais
5. Mente Primordial e Linguagem do Analista: uma linguagem de
emoção
6. Instrumentos clínicos de acesso ao funcionamento autístico: o
prisma psicanalítico
7. PRISMA: Protocolo de Investigação Psicanalítica de Sinais de
Mudança em Autismo
8. Desafios diagnósticos e compreensões diferenciais
9. Pesquisas atuais
datas
segundas-feiras
| 25 de setembro; 02, 09, 16, 23 e 30 de outubro e 06, 13 e 27 de
novembro
horário | 18h às 20h
carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, profissionais das áreas da saúde, a
alunos, ex-alunos do Curso de Formação em Psicanálise e a profissionais
interessados no trabalho com bebês, crianças e adolescentes
preço
três mensalidades de R$ 475,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 425,00