CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologia
Apresentaremos um percurso pela obra de Sándor Ferenczi, destacando suas principais contribuições teórico-clínicas à psicanálise, as quais se mostram cada vez mais relevantes à luz da abertura do campo para as problemáticas contemporâneas. Atentaremos também à importância da reação do próprio campo psicanalítico a suas ideias, do ostracismo à aceitação entusiasmada, analisando criticamente o que ambas as atitudes dizem a respeito do pioneiro do trauma e do ambientalismo em nossa disciplina.
PROGRAMA
1. Apresentação / Ferenczi, seu tempo e sua história
2. Primeiras contribuições psicanalíticas (Fase criativa)
3. A técnica ativa
4. Resgate da traumatogênese
5. O trauma e a confusão de linguagens
6. A elasticidade da técnica e o psiquismo do analista
7. O recalque e o fantasma de Ferenczi
8. O resgate do legado ferencziano: o desmentido, o debate e a afirmação da obra de Sándor Ferenczi
9. Ferenczi hoje
DIRIGIDO
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
CARGA HORÁRIA
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
DATAS
25 de setembro; 02, 09, 16, 23 e 30 de outubro e 06, 13 e 27 de novembro
HORÁRIO
sextas-feiras | 15h30 às 17h30
PREÇO
quatro mensalidades de R$ 400,00
alunos do CEP quatro mensalidades de R$ 360,00
Docentes
Diane Almeida Viana
psicanalista, mestre e doutora em Teoria Psicanalitica pela UFRJ. Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi. Co-organizadora do livro "Ferenczi, a arte da psicanálise" (Blucher).
Gustavo Dean-Gomes
psicanalista, professor e pesquisador. Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), onde defendeu a tese Sándor Ferenczi e seus interlocutores: Silenciamento, desenvolvimento e disputa. Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é membro do Grupo Brasileiro de Pesquisa Sándor Ferenczi. Autor de Budapeste, Viena e Wiesbaden: O percurso do pensamento clínico-teórico de Sándor Ferenczi e de diversos artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Coordena grupos de estudo sobre a obra de Sándor Ferenczi, Erich Fromm e Heinz Kohut, além de atuar como supervisor clínico.
Lucas Krüger
psicanalista, autor de "Por que o divã? Perspectivas de escuta e a poética da psicanálise" (2023), publicado em 2026 em língua inglesa pela editora Routledge, e "Interlocuções na fronteira entre psicanálises" (2017). Para além de outras publicações e traduções, é diretor da Série "Ferenczi - Traduções do original".
Patrícia Mafra de Amorim
psicanalista, doutora em Psicologia Clínica (IPUSP), mestre em Estudos Psicanalíticos e psicóloga (UFMG). Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi e autora do livro "A recusa da vagina - Karen Horney, o feminismo e a feminilidade na psicanálise" (2023, Artes e Ecos). Atualmente, encontra-se em prática privada na cidade de São Paulo.