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25/09/2024
Ao longo de sua obra, D.W. Winnicott demonstrou uma notável liberdade em relação à tradição psicanalítica que o precedeu. Ele atribuiu sentidos distintos a termos consagrados e interpretou ideias de outros autores à luz de suas próprias. Em coerência com a teoria que desenvolveu, esse posicionamento também convida os leitores a estabelecerem uma relação criativa, dialógica e não dogmática com os seus escritos. O objetivo desse curso será explorar como dois psicanalistas diretamente influenciados pelo seu pensamento, M.Masud R. Khan e Christopher Bollas, receberam e reformularam de modo original algumas concepções de Winnicott, estabelecendo com elas aproximações, aprofundamentos e expansões. O percurso será dividido em quatro módulos temáticos.
O primeiro realiza uma reflexão sobre o lugar da obra de Winnicott na história da psicanálise, identificando uma consonância entre o seu pensamento e a sua forma de pensar. O segundo módulo discute as contribuições do autor no âmbito da psicopatologia psicanalítica e os respectivos aportes trazidos por Khan e Bollas com as descrições de trauma cumulativo e de doença normótica. O módulo seguinte aborda a concepção de saúde presente nos textos de Winnicott, rastreando os desdobramentos da noção de self verdadeiro no conceito de idioma, de Bollas, e no papel do segredo para Khan. O quarto módulo se concentra em algumas questões de manejo clínico propostas por Winnicott, reelaboradas por Khan na formulação do descanso em pousio, e na observação de Bollas sobre uma regressão à dependência de menor amplitude no cotidiano da prática clínica.
Com o intuito de explicitar essas interlocuções teóricas, o curso oferece uma introdução crítica ao trabalho dos autores, examinando as implicações clínicas de suas ideias e fornecendo o contexto histórico no qual foram concebidas.
PROGRAMA
Tradição e inovação no pensamento de Winnicott
1. O uso do objeto como método de apreensão e produção teórica
O fator ambiental na etiologia do sofrimento psíquico
2. Falhas ambientais e adoecimentos não-neuróticos
3. Do evento traumático ao trauma cumulativo
4. A doença normótica e a recusa da subjetividade
A noção de self verdadeiro e a criatividade primária
5. Origens do viver criativo e a experiência de si
6. O idioma e a configuração do mundo objetal
7. O segredo como espaço potencial
A comunicação silenciosa no encontro analítico
8. O descanso em pousio e a capacidade de estar só
9. A experiência de regressão ordinária à dependência
DIRIGIDO a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
CARGA HORÁRIA 18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
DATAS 25 de
setembro; 02, 09, 16, 23 e 30 de outubro e 06, 13 e 27 de novembro
quartas-feiras
| 20h às 22h
PREÇO
três
mensalidades de R$ 485,00