CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaCOORDENAÇÃO
DENISE LEVY
A preocupação em torno dos grupos
muitas vezes ficou à margem das formações em Psicanálise, entretanto, nos
últimos anos, com a necessidade de ampliar o conhecimento sobre os sintomas e
sofrimentos e sua relação com a sociedade, coletivos e grupos, diversos autores
se debruçaram para demonstrar que Freud, ao longo de sua obra, já
problematizava o que depois foi denominado de vínculo e intersubjetividade.
Esse curso irá proporcionar as bases teóricas da Psicanálise dedicada aos grupos, os debates em torno do tema e as motivações das escolhas de alguns autores do campo grupal que realizam trabalhos com grupos nas instituições.
O curso oferecerá ainda instrumentos teóricos e práticos para a realização de grupos em diversos tipos de instituições, sejam elas públicas ou privadas, bem como abordará os estudos e pesquisas atuais a respeito de grupos realizados em instituições que atendem situações consideradas críticas.
PROGRAMA
1. Breve histórico dos grupos para a Psicanálise.
2. Pichon Revière: A práxis, Teoria do Vínculo, Grupos Operativos, ECRO – Esquema Conceitual Referencial Operativo.
3. René Kaës: A questão do grupo para a Psicanálise - diferenças teóricas da Psicologia Social de Pichon Revière para a Psicanálise de grupos de René Käes – Pulsão de morte, necessidade. Alianças Inconscientes, aparelho psíquico grupal, intersubjetividade.
4. Organizações, Instituições e Intervenção.
5. Autores atuais de grupos e seus exemplos de intervenção em instituições de saúde, assistência social e educação. Exemplos de grupos nas Instituições: Escola, abrigos, grupo de profissionais que atuam em situações de alta complexidade.
6. Estudo de casos. Como atender à solicitação para atendimento a grupos e suas implicações: Identificar o contexto, qual a demanda, definir o enquadre, o esquema conceitual, observar as alianças inconscientes, pactos, conteúdos latentes e explícitos.
DIRIGIDO aos participantes do Núcleo de Formação Permanente – Prática
Clínica – Psicanálise em Instituições, a psicólogos, psiquiatras,
psicanalistas, estudantes, profissionais das áreas da saúde e a profissionais
interessados no trabalho com grupos em instituições
CARGA HORÁRIA 18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
DATAS 25 de setembro; 02, 09, 16, 23 e 30
de outubro e 06, 13 e 27 de novembro
HORÁRIO quintas-feiras | 15h30
às 17h30
PREÇO
quatro mensalidades de R$ 380,00
alunos do CEP: quatro mensalidades de
R$ 340,00
Marianne Riera
psicóloga, formação em Coordenação e Observação de Grupos Operativos pelo Instituto Pichon Rivière, Formação em Psicanálise pelo CEP. Experiência de 10 anos em atendimentos a grupos nos serviços pertencentes a Política Pública e em escola. Mestranda em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), membro do LAPSO - Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social (USP). Professora do Ecossistema Entrelaços Psicologia (plataforma de ensino para estudantes, psicólogas e psicanalistas).
Roberta Andrea de Oliveira
psicóloga e psicanalista há 20 anos, especialista em Gestão de Ações de Vigilância em Saúde e em Saúde Coletiva e Saúde da Família, mestra em Saúde Pública e doutora em Psicologia Social pelo IPUSP com enfoque de pesquisa nas alianças inconscientes e grupos de trabalho. Docente universitária e supervisora há 13 anos. Atende casais, famílias e grupos de profissionais há 5 anos. Publicou recentemente o livro "Alianças Inconscientes e Grupos de Trabalho: como ajudar equipes profissionais com dificuldades em atuar de maneira intersetorial na implementação de políticas públicas", ed. Dialética. Cofundadora do Ecossistema Entrelaços Psicologia (plataforma de ensino para estudantes, psicólogas e psicanalistas).