CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologia
Para a Psicanálise, a estruturação psíquica da criança e do adolescente é sempre sustentada e mediada pela presença e pela ação do outro. Com Lacan, esse lugar do outro pode ser pensado em suas dimensões simbólicas e imaginárias. O objetivo deste seminário é discutir a incidência do pequeno outro (a) e do Grande Outro (A) na constituição do sujeito na infância, bem como sua reatualização na adolescência, explorando os desdobramentos teóricos que tais concepções lacanianas permitem. Serão ainda abordados a função do semelhante, o lugar do outro no autismo e na psicose, assim como os impasses que a contemporaneidade coloca frente às dimensões simbólicas e imaginárias do outro.
PROGRAMA
1. Contextualização do curso
2. O pequeno outro na infância
3. O Grande Outro na infância
4. A “pane do Outro” na adolescência
5. Os suportes imaginários no outro na adolescência
6. A função do semelhante
7. O outro no autismo
8. O outro na psicose
9. Os O(o)utros e a contemporaneidadea
DIRIGIDO
aos participantes do Núcleo de Formação Permanente – Prática Clínica – Psicanálise Infância e Adolescência, a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes, profissionais das áreas da saúde e a profissionais interessados no trabalho com bebês, crianças e adolescentes
CARGA HORÁRIA
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
DATAS
28 de setembro; 05, 19, e 26 de outubro e 09, 16, 23 e 30 de novembro e 07 de dezembro
HORÁRIO
segundas-feiras | 18h às 20h
PREÇO
quatro mensalidades de R$ 400,00
alunos do CEP quatro mensalidades de R$ 360,00
Coordenação
Eduardo Fraga de Almeida Prado
graduado em Psicologia. Formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos e em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP-SP e em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP. Mestre e doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. É um dos coordenadores do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise Infância e Adolescência do CEP, onde também atua como docente no Curso de Formação. Docente/supervisor do curso de Formação em Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae. Docente do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Gabriela Malzyner
psicóloga e psicanalista. Mestre em psicologia clínica pela PUC SP e doutoranda em psicologia Clínica com bolsa CNPQ pela mesma instituição. Coordenadora do núcleo de Infância e Adolescência do Centro de Estudos Psicanalíticos. Autora de diversos artigos, capítulos e do livro "Atendimento de Pacientes com Transtornos Alimentares: Revisitando a Técnica Psicanalítica".
Docentes
Helena Amstalden Imanishi
psicanalista, psicóloga formada pela USP, mestre e doutora em Psicologia pela USP, com a tese "Desvendando Lacan: Duas Metáforas e Uma teoria Psicanalítica da Metáfora". Professora Convidada do Curso de Especialização em "Psicoterapia de Orientação Psicanalítica" da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Parceira da Ninguém Cresce Sozinho na coordenação dos cursos de psicanálise e de rodas de conversas e na coprodução do trilhas da primeira infância.
Leda Mariza Fischer Bernardino
psicanalista, analista membro da Associação Psicanalítica de Curitiba, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP, com pós-doutorado pela Université de Paris 7, autora do livro "As Psicoses não Decididas na Infância: Um Estudo Psicanalítico." ed. Casa do Psicólogo.