CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaInício
26/09/2024
Mini Bio:
Afonso C. Bissoli
psicanalista, especialista em coordenação de grupos pela Sociedade Brasileira de Grupos (SBDG), consultor organizacional para ONG's, idealizador e coordenador do Projeto PsiS - Clínica na Rua, voltado ao atendimento psicoterápico de pessoas em situação de vulnerabilidade moradoras em habitações subnormais ou nas ruas.
Helder Pinheiro
psicólogo, psicanalista, analista institucional pelo Núcleo de Psicanálise e Ação Social (Nupas/SP), ativista e consultor sobre Inclusão, docente do Centro de Estudos Psicanalítico - CEP-SP, membro co-fundador do Grupo Cultura e Política- CE, membro do Sociedade Psicanalítica de Fortaleza (SPFOR-CE), Presidente da Associação Brasileira de Candidatos (ABC-RJ) de 2016-2017, Diretor do Espaço Potencial Fortaleza (CE), autor de textos publicados em revistas e livros especializados, Coorganizador do livro "Winnicott - Seminários Cearenses", ed. Zagodoni e Coorganizador do livro "Cultura e Política: Diálogos Contemporâneos entre, o Caos e a Civilização", ed. Cambalache.
O trabalho em instituições sociais recebe uma demanda de resultados diversa daquela constituída no atendimento usual da psicanálise em consultório. Nessas instituições circula a fantasia da resolução de problemas e da limitação de recursos para implementação de ações que levem a uma melhoria quer das pessoas que atuam na organização, quer das pessoas que buscam os serviços da instituição.
O trabalho psicanalítico com grupos é uma opção de enfrentamento dessa problemática, como forma de otimizar o uso dos recursos disponíveis. A proposta de um modelo de intervenção oportuniza à instituição considerar a necessidade desse tipo de suporte ao desenvolvimento de suas atividades.
Este seminário propõe a instrumentalizar psicanalistas e psicólogos para o trabalho com grupos em instituições através da conceituação teórica, estudos de casos, e a elaboração de um modelo de intervenção. Concomitantemente, os casos em que os participantes atuam serão objeto de discussão e intervisão de pares, supervisionados pela coordenação do seminário.
PROGRAMA
1. Análise institucional – conceitos e aplicações em instituições sociais
2. Grupos – papéis grupais, grupo operativo, grupo terapêutico, coordenação de grupos
3. Construindo o modelo de intervenção – entendimento da instituição, identificação das possíveis áreas de ação, elaborando e apresentando um projeto
4. Intervenção Institucional – desenvolvendo grupos em instituições, cuidado com o cuidador (administração, colaboradores, voluntários), cuidado com os atendidos pelos serviços (crianças, adolescentes, adultos), avaliação das sessões e supervisão do processo
5. Vivências – analisando casos reais vivenciados pelos docentes e pelos participantes do seminário
DIRIGIDO aos participantes do Núcleo de Formação Permanente – Prática Clínica – Psicanálise em Instituições, a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes, profissionais das áreas da saúde e a profissionais interessados no trabalho com grupos em instituições
CARGA HORÁRIA 18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
DATAS 26 de
setembro; 03, 10, 17, 24 e 31 de outubro e 07, 14 e 21 de novembro
quintas-feiras
| 15h30 às 17h30
PREÇO
três
mensalidades de R$ 485,00