CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologia
A experiência clínica com a psicose ocupa um lugar de desafio ético, teórico e técnico central para a psicanálise. Enfrentar o que se desorganiza na linguagem, no corpo e no laço social implica mais do que domínio técnico: requer uma disposição ética do analista em permanecer fiel à escuta, mesmo diante do indizível. A rápida patologização impede a apreensão da radicalidade existencial dessa forma de sofrimento psíquico.
Este curso nasce da convicção de que a teoria psicanalítica deve ser construída a partir da clínica — e constantemente a ela reconduzida. Cada conceito, quando vivo, tem a função de clarear a experiência clínica, e não de substituir a escuta. Assim, propõe-se um percurso que parte da prática concreta e se abre à elaboração conceitual, numa travessia que vai costurando conceitos e pensadores, sem a necessidade de adesão exclusiva à determinada escola psicanalítica.
Busca-se sustentar o vínculo ético entre teoria e clínica, evitando tanto o tecnicismo estéril quanto a prática desamparada de pensamento. Ao colocar a psicose no centro da reflexão, o curso também propõe pensar o lugar do analista: como aquele que sustenta a possibilidade de sentido quando a realidade simbólica se rompe.
PROGRAMA
1. A análise do analista e a supervisão clínica: o trabalho indispensável para escutar a psicose
2. A experiência de encontro com as psicoses e com o sujeito psicótico: Freud e o delírio como reconstrução do mundo
3. Ferenczi e a desorganização traumática
4. Melanie Klein: posições esquizoparanóide e depressiva
5. Winnicott: o colapso ambiental e o excesso adaptativo do falso-self
6. Bion: pensamento psicótico e ataque aos vínculos como defesa
7. Lacan: foraclusão e o Nome-do-Pai
8. Christopher Bollas e a escuta do impensável
9. O cotidiano e a normopatia: o falso equilíbrioa
DIRIGIDO
aos participantes do Núcleo de Formação Permanente – Prática Clínica – Psicanálise e Psicoses, a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes, profissionais das áreas da saúde e a profissionais interessados no trabalho da clínica das psicoses
CARGA HORÁRIA
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
DATAS
28 de setembro; 05, 19, e 26 de outubro e 09, 16, 23 e 30 de novembro e 07 de dezembro
HORÁRIO
segundas-feiras | 20h às 22h
PREÇO
quatro mensalidades de R$ 400,00
alunos do CEP quatro mensalidades de R$ 360,00
Coordenação
Karin de Paula
psicólogo, psicanalista e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, com dissertação desenvolvida no âmbito do Laboratório de Psicopatologia Fundamental. Doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP. Docente do Curso de Formação em Psicanálise e Supervisor Clínico do CEP.
Ricardo Telles de Deus
psicanalista, pós-doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP; docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP, docente do Curso de Formação Winnicottiana (IBPW), membro pesquisador da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental, coordenador do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise e Psicoses - CEP.