CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaPor meio da apresentação longitudinal de um caso clínico de um adolescente, buscar-se-á apresentar os principais conceitos da técnica de D. W. Winnicott e sua aplicabilidade à clínica psicanalítica contemporânea. Favorecer a articulação entre as experiências clínicas de Winnicott e a construção gradual de um nova conceituação clínica psicanalítica pautada na constituição do self. Há alguma especificidade da clínica winnicottiana diante dos dilemas modernos vividos pelos adolescentes de hoje?
PROGRAMA
1. A Herança Clínica de D. W. Winnicott: os fenômenos e a Realidade Transicionais
2. As consultas terapêuticas como paradigma da clínica winnicottiana
3. O conceito de Saúde e criatividade na prática clínica com adolescentes
4. A configuração da mente, o conceito de psiquee de spliting off intellect: adolescência e desenvolvimento humano
5. As drogadicções e o consumismo moderno: Inconstância objetal e a subdivisão dos cuidados infanto-juvenis: técnica e cuidado paterno-infantil
6. Sexualidade e erotismo no mundo contemporâneo
7. Melancolia, Agressividade, destrutividade, paranóia e violência social
8. Culpa e responsabilidade pessoal
9. Tirania infantil e o Período da Primeira Mamada Teórica
DIRIGIDO a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
CARGA HORÁRIA 18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
DATAS 30 de setembro; 07, 14, 21 e 28 de
outubro e 04, 11, 18 e 25 de novembro
HORÁRIO terças-feiras | 9h às
11h
PREÇO
quatro mensalidades de R$ 380,00
alunos do CEP: quatro mensalidades de R$ 340,00
Andréia Graciano
é psicóloga pela Universidade Ibirapuera (UNIB, 2015) e psicanalista formada pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP, 2018). Mestre em Psicologia Área de Concentração em Psicossomática (UNIB, 2021) com a tese: O "Medo de Ser": Uma abordagem psicanalítica winnicottiana sobre dependência emocional e sofrimento na vida da mulher adulta. Atualmente é doutoranda pela Universidade Beira Interior Portugal com a tese: A psicanálise do ser em Winnicott. Mutualidade entre a filosofia e a psicanálise. Atua na clínica e na transmissão da teoria psicanalítica winnicottiana. Trabalha sua pesquisa principalmente nos temas: maternidade; o ser feminino; o ser mulher e distúrbios psicossomáticos ligados à feminilidade e à maternidade.
Gabriel Zaia Lescovar
psicólogo e psicanalista. Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP. Desde 1997 volta-se ao estudo e à aplicação clínica da comunicação significativa entre analista e analisando(a). Para tanto, faz uso das formulações teórico-clínicas de D. W. Winnicott e S. Ferenczi em contínuo diálogo com os pressupostos éticos e ontológicos da Fenomenologia Existencial.