CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologia
Este seminário de nove encontros explora as complexas relações entre psicanálise, raça e os estudos críticos da branquitude.
Ao longo dos encontros, discutiremos conceitos psicanalíticos fundamentais, analisaremos casos clínicos, exploraremos estratégias para uma prática clínica atenta aos efeitos das relações raciais e realizaremos discussões sobre a formação em psicanálise. O objetivo é fomentar uma reflexão crítica sobre as interseções entre psicanálise e branquitude, no que tange ao tripé da formação, teoria e clínica.
PROGRAMA
1. Abertura - apresentação do tema e professorxs convidadxs
2. Branquitude: desimplicação e deslocamento
3. Transmissões familiares
4. Mal-estar colonial
5. Narcisismo, branquitude e psicanálise
6. A clínica e a construção dos lugares de fala e de escuta
7. Reflexões sobre a “escuta com olhar” do estrangeiro frente à branquitude
8. A implicação racial da escuta branca
9. Tá, mas levar a culpa branca pra qual terapia?
DIRIGIDO
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
CARGA HORÁRIA
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
DATAS
30 de setembro; 07, 14, 21 e 28 de outubro e 04, 11, 18 e 25 de novembro
HORÁRIO
quartas-feiras | 20h às 22h
PREÇO
quatro mensalidades de R$ 400,00
alunos do CEP quatro mensalidades de R$ 360,00
Docentes
Deivison Mendes Faustino
doutor em sociologia e Professor do Departamento de Saúde e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública da USP. É integrante do Instituto Amma Psique e Negritude e pesquisador do Núcleo Reflexos de Palmares, onde pesquisa, entre outros temas voltados à relação entre capitalismo, racismo e tecnologias digitais. É autor dos livros "Frantz Fanon: um revolucionário, particularmente negro", ed. Ciclo Contínuo, Frantz Fanon e as encruzilhadas", ed. Ubu, "Colonialismo digital: por uma crítica hacker-fanoniana", ed. Boitempo e "Balanço Afiado: estética e política em Jorge Bem", ed. Fósforo.
Laura Lanari
psicanalista, pesquisadora, integrante do coletivo Margens Clínicas e da Rede Clínica do Laboratório Jacques Lacan do Instituto de Psicologia da USP.
Lia Vainer Schucman
doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo com estágio de Doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais pela Universidade da Califórnia. Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Núcleo de Práticas Sociais, Estética e Política, pesquisadora de Psicologia e Relações Étnico-Raciais. Autora dos livro "Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo", ed. Veneta e "Famílias Interraciais: tensões entre cor e amor", ed. Fósforo.
Tatiana Nascimento
pessoa não-binária, brasiliense, mãe da Irê, cantora, compositora, escritora, tradutora na Editora na Padê editorial (que não é cocaína) - de livros de autoria preta/LGBTQIAPN+. Sua pesquisa e produção mergulha sentido, melodia, ruído em looping, numa reengenharia dos temas: Afeto, Negritude, Cerrado & Mar. Tem 16 livros publicados, foi finalista do prémio Jabuti de Poesia 2022. Idealizadora do primeiro Slam das Minas e da primeira Formação sobre Privilégio Branco e Branquitude no Brasil.