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Desenvolvido por SD TecnologiaCOORDENAÇÃO
Eduardo
Amaral Lyra Neto
Este
seminário se propõe a empreender uma investigação acerca das relações entre as
concepções de Wilfred Bion, Thomas Ogden e Ronald Britton, em diálogo com as
contribuições de Otto Kernberg, James Grotstein, Christopher Bollas, Melanie
Klein, René Roussillon e Marion Minerbo. Nosso intuito é lançar luz sobre a
maneira pela qual esses autores abordam, em suas elaborações teóricas, temas
fundamentais da psicanálise, tais como a dimensão estética, o trabalho do luto
e a constituição da mente nos primórdios da vida psíquica.
Buscaremos, através da análise cuidadosa dos conceitos e da articulação entre teoria e prática clínica, compreender os processos de transformação da experiência emocional e formação do pensamento. Almejamos, com isso, oferecer aos participantes um novo olhar sobre as experiências psíquicas complexas, contribuindo para o aprimoramento da compreensão e do tratamento psicanalítico.
PROGRAMA
Aula 1 -
Elementos ß, Identificação Projetiva e os Primórdios da Mente: Uma Introdução
Apresentação dos conceitos de elementos ß e identificação
projetiva na obra de Bion, com especial atenção às suas implicações para a
compreensão dos primórdios da mente e do processo de formação psíquica.
Articulação com as formulações de Otto Kernberg sobre a
estruturação da personalidade, considerando as dificuldades encontradas no
tratamento de pacientes com organizações borderline e narcisista.
Discussão sobre a influência do desenvolvimento dos elementos ß na
capacidade de elaboração dos afetos e organização da experiência emocional em
pacientes graves.
Aula 2 - O Espaço
Triangular em Ogden: A Relação Analítica e o Terceiro
Exposição do conceito de espaço triangular desenvolvido por Ogden,
e sua contribuição para a compreensão da relação analítica como um campo
intersubjetivo.
Discussão sobre o papel do espaço triangular no contato com
aspectos fragmentados e primitivos do self, e sua importância no tratamento de
pacientes com dificuldades de estruturação psíquica.
Análise da influência dessa abordagem no trabalho clínico com a
relação transferencial e contratransferencial em pacientes com personalidades
borderline, narcisista e psicótica.
Aula 3 - Objeto
Alienígena e Narrativa em Britton: A Clínica dos Casos Difíceis
Exploração do conceito de “Objeto Alienígena” proposto por
Britton, e seu impacto na narrativa dos pacientes e na capacidade de pensar a
si mesmos e seus vínculos.
Discussão sobre como Britton aborda a construção da narrativa em pacientes
graves, e de que forma a ideia do Objeto Alienígena contribui para a
compreensão da estruturação psíquica desses pacientes.
Estudo de estratégias clínicas para o trabalho com narrativas
fragmentadas, considerando a importância de um “terceiro” simbólico e da
capacidade de conter as projeções e identificações dos pacientes.
Aula 4 - As
Transformações em Bion: Estética e Pensamento Introdução ao
conceito de “transformações” em Bion, com ênfase em seus aspectos estéticos e
na apreensão da experiência psíquica.
Discussão sobre a concepção de mente como um campo dinâmico de
transformação estética em Bion, em que a percepção e a experiência emocional se
fenomenalizam de diferentes formas, a serem apreendidas no curso da clínica e
da vida. Trata-se, em última instância, das formas possíveis através das quais
podemos nos aproximar e nos encontrar com a mente de nossos analisandos.
Aula 5 - James
Grotstein e o Infinito Geômetra: Uma Ampliação da Concepção de Mente
Exploração do conceito de simetria em Bion e de “Infinito
Geômetra” desenvolvido por James Grotstein, que expande a concepção de Bion
sobre as noções de espacialidade e possibilidade do funcionamento mental.
Análise de como Grotstein aprofunda a noção de espaço mental e de infinitude.
Discussão sobre como essa noção contribui para a ampliação da prática clínica.
Aula 6 - O
Inconsciente receptivo em Bollas: uso e transformações das teorias
psicanalíticas
Introdução ao conceito de inconsciente receptivo de Christopher
Bollas, e sua relação com a transformação estética, tomando como ponto de vista
as teorias psicanalíticas.
Discussão sobre o pensamento de Bollas em “O Momento Freudiano”,
permitindo-nos construir um pensamento crítico e uma apreensão estética do uso
das teorias psicanalíticas.
Aula 7 - A
Posição Depressiva em Klein: Perda e Elaboração
Introdução à teoria da posição depressiva formulada por Melanie
Klein, com ênfase em sua relação com a perda, o luto e a elaboração da
ambivalência.
Discussão sobre a importância da posição depressiva para o
desenvolvimento emocional e o trabalho psíquico de elaboração da culpa.
Reflexão sobre o luto como um processo psíquico fundamental para a
integração emocional e a constituição da alteridade.
Aula 8 - René Roussillon e os Processos de
Simbolização no Trabalho de Luto
Exploração da contribuição
de René Roussillon acerca dos processos
de simbolização como
meio de transformação das
experiências de perda e
dor psíquica.
Análise dos
processos simbólicos que
atuam na construção de significados
a partir da ausência, facilitando o
trabalho de luto
no contexto clínico.
Discussão prática sobre
as formas de
auxiliar os pacientes na
tarefa de simbolizar
e elaborar suas perdas, visando a
promoção da continuidade
psíquica.
Aula 9 - Marion Minerbo: Luto e Felicidade - Uma
Perspectiva Psicanalítica
Introdução ao conceito de “felicidade” na
obra de Marion Minerbo, e
sua articulação com o
luto e a elaboração
psíquica.
Discussão sobre como o
processo de luto
permite a reconciliação com a
realidade psíquica, e
promove uma forma
de bem-estar baseada na
aceitação e integração
das experiências dolorosas.
Estudo de estratégias
clínicas para ajudar
os pacientes a
encontrar essa “felicidade”,
entendida como uma
capacidade de viver
de maneira plena
e significativa após a
elaboração de perdas.
Encerramento: Convergências, Integrações e
Aplicações Clínicas
Discussão aberta visando a
articulação das teorias
de Bion, Ogden e Britton, em conjunto
com as contribuições de Kernberg, Grotstein, Bollas, Klein, René
Roussillon e Minerbo.
Síntese das principais ideias
de cada autor,
e elaboração de
como as diferentes abordagens
se complementam, oferecendo
caminhos práticos para o
setting analítico.
Reflexão sobre a aplicação
clínica das ideias
discutidas, com espaço
para perguntas dos
participantes e compartilhamento de
insights da
prática clínica.
DIRIGIDO a psicólogos, psiquiatras,
psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
CARGA HORÁRIA 18 horas (9 aulas de 2
horas cada)
DATAS 07, 14, 21 e 28 de outubro;
04, 11, 18 e 25 de novembro e 02 de dezembro
HORÁRIO terças-feiras | 17h às 19h
PREÇO
quatro
mensalidades de R$ 380,00
alunos
do CEP: quatro mensalidades de R$ 340,00
Davi Berciano Flores
psicanalista, professor do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP) e da especialização em psicanálise da Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre e doutorando em Psicologia Clínica no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), membro do LIPSIC e do GBPSF.
Eduardo Amaral Lyra Neto
psicanalista, supervisor clínico, docente do curso de formação do Centro de Estudos Psicanalíticos - CEP, coordenador do núcleo de Psicanálise e Política do Observatório da Rede de Atendimento do CEP. É graduado também em Ciências Econômicas, com pós graduação em Administração de Empresas. Atende adolescentes e adultos.
Eduardo Fraga de Almeida Prado
psicanalista. Graduado em Direito e Psicologia. Formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos e em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP-SP e em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP. Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Atualmente, é um dos coordenadores do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise Infância e Adolescência do CEP, onde também atua como docente no Curso de Formação em Psicanálise. Docente do Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor responsável pelo Curso de Especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica nesta mesma instituição.