CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologiaprograma
Nesse seminário proporemos um atravessamento histórico, metapsicológico e
clínico para abordar, no pensamento psicanalítico, o que Butler intitulou
“problemas de gênero”. Adotando a obra de Karen Horney como fio condutor,
abordaremos em cada uma das aulas o entrecruzamento existente entre feminismo,
feminilidade, travestilidades e clínica buscando ilustrar a complexidade do
problema para a psicanálise contemporânea.
Aula 1. O desmentido do sexual na história da psicanálise
Aula 2. Feminismo e feminilidade em Horney
Aula 3. Vulnerabilidade e potência crítica entre travestis
datas
sábados | 05, 12 e 19 de fevereiro
horário | 9h às 12h
carga horária
9 horas (3 aulas de 3 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas
da saúde
preço
duas mensalidades de R$ 390,00
alunos do CEP: duas mensalidades de R$ 360,00
Ana Paula Leivar Brancaleoni
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2002), doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2005) e pós-doutorado em Psicologia Clínica pelo IPUSP. É Livre Docente em Educação Sexual (UNESP). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Jaboticabal), docente Programa de Pós-graduação em Educação Sexual (Mestrado profissionalizante) da UNESP/Araraquara e do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu "Ensino e Processos Formativos" (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal). É membro do Psia - Laboratório de pesquisas e intervenções em Psicanálise. Atua nas áreas de Psicologia Clínica e Psicologia Social. Realiza atividades de pesquisa e extensão especialmente ligadas aos temas: sexualidade e gênero.
Daniel Kupermann
psicanalista, professor livre docente do Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP, vice-presidente da International Sándor Ferenczi Network, autor de vários artigos e livros, com destaque para Por que Ferenczi?, ed. Zagodoni, publicado também em inglês e em francês.
Patrícia Mafra de Amorim
psicóloga e psicanalista, doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, mestre em Estudos Psicanalíticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, psicóloga (UFMG), membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF) e do Núcleo Brasileiro de Psicanálise e Psicoterapia Relacional. Autora do livro "A recusa da vagina: Karen Horney, feminismo e feminilidade na psicanálise", ed. Artes e Ecos.