CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologiaprograma
Este seminário visa abordar o fenômeno das Marcas
Corporais por dois aspectos: por um lado, em sua relação com os laços sociais,
por outro, suas funções na economia psíquica subjetiva.
As Marcas Corporais têm uma estreita relação com a cultura e cada situação
social e histórica faz variar sua significação. O declínio dos ideais e o
imperativo do gozo promovido pela indústria cultural corroem o conjunto dos
laços sociais vigentes.
O individualismo vigente na cultura contemporânea promove uma retórica da liberdade
e da soberania do sujeito sobre o próprio corpo. Mas as Marcas Corporais podem
indicar também respostas individuais para tais realidades sociais.
Assim, a amplitude das funções das Marcas Corporais na economia do sujeito
também convida a uma abordagem transnosográfica das mesmas, capaz de trazer à
luz fatores particulares invisíveis na paisagem coletiva.
• Sociologia e história das marcas corporais na cultura ocidental
• Corpo e mercado
• Corpo e inscrição subjetiva
• Corpo e psicopatologia
• Corpo e adolescência
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das
áreas da saúde
carga horária
9 horas (3 aulas de 3 horas cada)
datas
sextas-feiras | 15 e 22 de março e 05 de abril de 2013
preço
duas mensalidades de R$ 230,00
alunos do CEP: duas mensalidades de R$ 200,00