CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaLacan nos adverte que deve renunciar à psicanálise aquele que “não conseguir alcançar em seu horizonte a subjetividade de sua época”. Á luz dessa provocação, o objetivo deste seminário será discutir questões teórico-clínicas situadas nas fronteiras entre Psicanálise e Estudos de gênero.
Acreditando na importância fundamental de refletirmos sobre as questões da contemporaneidade, nos interessa pensar a interlocução entre esses campos do saber como espaços porosos nos quais encontramos possibilidades e limites que nos provocam e nos instigam a revisitar nossas teorias e nossa escuta clínica.
PROGRAMA
Aula 1 – Limites
e possibilidades da interlocução entre psicanálise e os estudos de gênero
· Especificidade e tensão entre os campos: um debate em construção
· Identidade X identificação
· Feminismo, Estudos de gênero e as críticas à psicanálise
Aula 2 – Sexo, Sexualidade e Gênero em Freud e Lacan
· A historicidade dos conceitos
· Freud: Subversão e Conservadorismo
· A releitura lacaniana de Freud: abertura para uma nova conversa
Aula 3 - Desafios clínicos da psicanálise frente às questões de gênero.
· A Politização do conceito de Gênero.
· Psicanálise e hibridez. A Psicanálise implicada com a dimensão sociopolítica do sofrimento
· As questões de gênero entre a medicalização e a juridicização.
§ Questões clínicas
§ As questões de gênero na infância e na adolescência
DIRIGIDO a psicólogos, psiquiatras,
psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
CARGA HORÁRIA 9 horas (3 aulas de 3 horas cada)
DATAS 12, 19 e 26 de março
HORÁRIO quartas-feiras | 19h às 22h
PREÇO
duas mensalidades de R$ 420,00
alunos do CEP: duas mensalidades de R$
390,00
Adela Stoppel de Gueller
psicanalista, formada em Psicologia na Universidade de Buenos Aires. Mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Pós-doutora em Psicanálise pela UERJ. Atualmente coordena o Departamento de Psicanálise com Crianças no Instituto Sedes Sapientiae e os Projetos de Pesquisa Gemelar: Gemelaridade e Reprodução Assistida Novos Desafios para a Psicanálise e Sustentar: Psicanálise, infâncias e Saúde Pública. É professora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica na COGEAE-PUC-SP e dos Cursos Formação em Psicanálise com Crianças e A Criança e a Palavra: a Linguagem na Clínica Interdisciplinar no Instituto Sedes Sapientiae. É autora de livros na área, entre eles: "Intoxicações Eletrônicas: O Sujeito na Era das Relações Virtuais", "Gênero e Sexualidade na Infância e na Adolescência", ed. Ágalma e "Psicanálise, Sexualidade e Gênero: um Debate em Construção", ed. Zagodoni.
Gisele Assuar
psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae e Historiadora pela FFLCH-USP. Membra efetiva do Departamento Formação em Psicanálise, Instituto Sedes Sapientiae. Coordenadora do Projeto Qmais - Projeto de pesquisa e atendimento clínico à população LGBTQIAPN+. Professora convidada do curso Fundamentos da Psicanálise e sua Prática Clínica do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Professora convidada do Instituto Távola de Pelotas, RS. Co-organizadora dos livros: "Psicanálise, Sexualidade e Gênero: um debate em construção", ed. Zagodoni, "Além do vírus: Psicanálise e Resistência", ed. Zagodini, "A Psicanálise na Encruzilhada: desafios e paradoxos perante o racismo no Brasil", ed. Hucitec. Autora do artigo: " Psicanálise, sexualidade e gênero: atravessamentos sociopolíticos na constituição do sujeito"(2022) e Coautora do artigo: "Psicanálise, Sexualidade e Gênero: um debate em construção" (2019).