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É fato que a prescrição e o uso de medicamentos psicoativos cresce de forma
exponencial. A lógica que subjaz a esta expansão reúne medicina, neurociências
e indústria farmacêutica em moto contínuo: quadros diagnósticos são redefinidos
pela psiquiatria (DSMs) à luz dos testes empíricos com moléculas que saem do
laboratório, a partir do que as indicações de tratamento se expandem e se
legitimam. O resultado vem ao encontro dos anseios vários, sejam o de aplacar o
sofrimento psíquico, sejam o de instituir regimes de super-desempenho,
individual e coletivo.
Já não se trata de oferecer soluções para as grandes patologias clássicas, nem
de normalização se trata, mas algo além; alguns autores falam de uma
“estilística” da existência e dos comportamentos, criada a partir dos
psicofármacos.
Um exemplo é a mudança do discurso acerca do uso de antidepressivos. Eles têm
sido promovidos a “moduladores” da vida emocional/subjetiva, como a justificar
formas brandas de medicalização e a sua manutenção em doses pequenas, por
longos períodos, senão por toda a vida. Algo parecido está ocorrendo com a
Ritalina e outras drogas associadas ao ganho intelectual-cognitivo (neuroenhancement).
São temas que concernem à interface da Psicanálise e aqui servirão para que
formulemos as seguintes questões:
1. Em
que condições se dá a cooperação eventual e necessária entre processo analítico
e farmacoterapia?
2. Devemos
pensá-la, preferencialmente, para os quadros graves (psicoses,
adoecimentos borderlines e
psicossomáticos)?
3. Com
quais desafios éticos, impasses e oportunidades se depara a clínica da
subjetividade quando o uso de medicamentos concorre para reduzir sua potência
transformadora?
datas
sextas-feiras | 15, 22 e 29 de março
horário |
14h às 17h
carga
horária
9 horas (3 aulas de 3 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas
da saúde
preço
duas mensalidades de R$ 360,00
alunos do CEP: duas mensalidades de R$ 330,00