CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaA investigação filosófica foi um dos pilares fundamentais para a construção freudiana da psicanálise. Nietzsche, em especial, é situado por Freud como o “filósofo cujas intuições e percepções frequentemente coincidem de modo espantoso com os laboriosos resultados da psicanálise”. Não por acaso, o Psicanalista irá se valer do filósofo para pensar diversos aspectos elaborados em sua metapsicologia, tais como: o mecanismo das resistências, a neurose obsessiva e a relação entre memória e esquecimento, a má-consciência, as pulsões, os sonhos e, ainda, o próprio entendimento do aparelho psíquico e da psicanálise como tiefenpsychologie (psicologia profunda). Considerando a psicanálise uma prática clínica da transformação, o curso tem por objetivo apresentar em que medida a psicanálise e a filosofia dialogam no que diz respeito aos processos de transformações subjetivas, de modo que a prática clínica se torna um problema filosófico a partir do momento em que, já com Freud, se rompe com a antropologia filosófica tradicional que pensava a psicopatologia exclusivamente como negação da saúde psíquica.
PROGRAMA
1. O inconsciente psicológico na tradição filosófica
2. Psicanálise como psicologia profunda: Freud e Nietzsche
3. Clínica das transformações subjetivas: para além do primado normal x
patológico
DIRIGIDO a psicólogos, psiquiatras,
psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
CARGA HORÁRIA 9 horas (3 aulas de 3 horas cada)
DATAS 13, 20 e 27 de agosto
HORÁRIO quartas-feiras | 19h
às 22h
PREÇO
duas mensalidades de R$ 420,00
alunos do CEP: duas mensalidades de R$
390,00
Fernanda Silveira Corrêa
psicanalista, doutora e mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista em Psicoterapia com orientação psicanalítica em transtornos de personalidade pelo departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Psicóloga formada pela PUC-SP. Autora de "Filogênese na metapsicologia freudiana", ed. Unicamp. Membra do núcleo de sustentação do GT de Filosofia e Psicanálise da Associação nacional de pós-graduação em Filosofia (ANPOF). Pesquisadora do grupo de pesquisa, certificado pelo CNPq, de filosofia da psicanálise da UFSCar. Foi professora em Universidades privadas durante 24 anos.
Isadora Petry
psicanalista e professora da pós-graduação em Filosofia, Psicanálise e Cultura da PUC-PR. Membro do Grupo de Pesquisa Crítica e Modernidade (CNPq/UNICAMP), da Friedrich Nietzsche Society e do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Doutora em Filosofia pela UNICAMP. Mestra pela PUC-SP com estágio de pesquisa (BEPE/FAPESP) na Université du Québec à Montréal. Membro do GT Filosofia e Psicanálise da da Associação nacional de pós-graduação em Filosofia (ANPOF). Possui diversos artigos e trabalhos publicados sobre Nietzsche, Psicanálise e Feminismo. É autora de "Afetos em Mosaico: para um fisiopsicologia da decadência em Nietzsche", ed. Kotter.
Oswaldo Giacoia Junior
Professor Titular do Departamento de Filosofia da Unicamp desde 2013. Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da PUC-PR desde 2020. Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1976). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983) e Doutor em Filosofia pela Freie Universität Berlin (1988). Pós-doutorado pela Freie Universität Berlin (93-94), Viena (97-98) e Lecce (2005-2006). Sua pesquisa concentra-se na área de Filosofia Moderna e Contemporânea, com ênfase em História da Filosofia, Ética e Filosofia do Direito, ocupando-se de temas como: teoria da cultura, ética pura e aplicada, filosofia do direito, filosofia social, política e da história, filosofia clássica francesa e alemã, especialmente com as obras de Augusto Comte, Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche.