CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaClaudio E. M. Waks
psicólogo pela Universidade de Califórnia, Berkeley (EUA), psicanalista, supervisor e coordenador de grupos de estudo. Mestre em Psicologia Clínica PUC-SP, membro efetivo do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF), do International Sándor Ferenczi Network (ISFN) e do International Association for Relational Psychoanalysis & Psychotherapy (IARPP). Fundador/Diretor Grupo de Estudo em Psicanálise e Psicoterapia Relacionais (GEPPREL). Docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP. Membro da Comunidade Phaneros e participante de Curso FoPAP (Curso de Formação em Pesquisa para Psicoterapia Assistida por Psicodélicos).
Gabriel Zaia Lescovar
psicólogo e psicanalista. Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP. Desde 1997 volta-se ao estudo e à aplicação clínica da comunicação significativa entre analista e analisando(a). Para tanto, faz uso das formulações teórico-clínicas de D. W. Winnicott e S. Ferenczi em contínuo diálogo com os pressupostos éticos e ontológicos da Fenomenologia Existencial.
A capacidade empática do psicanalista fundamenta seu trabalho psicanalítico. É a disponibilidade humana para funcionar como suporte de demandas afetivas, um deixar-se afetar e interpelar pelo pathos do outro no que este tem de enigmático, desmesurado e incomensurável. O cultivo dessa disposição subjetiva é um aspecto essencial na formação do analista e um dos elementos fundamentais de toda cura.
Neste seminário, propomos apresentar de maneira crítica, a noção de empatia como fenômeno e recurso técnico da escuta psicanalítica. Abordaremos seu percurso histórico desde os primórdios da Psicanálise até seu lugar de destaque na clínica psicanalítica contemporânea, assim como os fundamentos filosóficos e técnicos que norteiam o conceito.
programa
• Fundamentos filosóficos: Estética e Fenomenologia
– Lipps, Husserl, Heidegger, Merleau Ponty, Lévinas
• Percurso histórico: Einfühlung (Empatia)
– Pigman – história do conceito em Freud
– Ferenczi – tato / “sentir com”
• Psicanálise contemporânea: Intersubjetividade
– Kohut – introspecção vicariante
– Winnicott – constituição do self / comunicação silenciosa
datas
sextas-feiras | 06, 20 e 27 de outubro
horário | 10h30 às 13h30
carga horária
9 horas (3 aulas de 3 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
preço
duas mensalidades de R$ 320,00
alunos do CEP: duas mensalidades de R$ 290,00